No mesmo jornal que o bitcoin pegou a frase para sua primeira transação, surgiu na semana passada um anúncio no mínimo pitoresco.

No título dizia “Bitcoin baby”, na descrição a data de nascimento da criança, chamada Izabella e um pedido ainda esquisito, doações para uma carteira de Bitcoin para ajudar Izabella a entrar no ensino superior.

Anúncio baby bitcoin
Bitcoin Baby -anúncio original

A ação pitoresca foi criticada por ser uma forma de “mendigagem” digital por uma parte da comunidade, porém sua efetividade foi até o momento muito boa.

O endereço 1ZAB5XeKMdvax2S8eZT7GQ6Nj4xjbsw1Y recebeu até agora cerca de 1 bitcoin, algo em torno de 13 mil reais na cotação Foxbit. Para uma criança britânica ir para a universidade ela precisa de no mínimo 52 mil dólares, ou seja cerca de 9% do valor foi atingido!


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Mas será que guardar bitcoins é a melhor forma de poupança?

Predizer quanto o bitcoin vai valer depois de 18 anos é algo um pouco impossível. Verificar os preços do passado e tentar prever o futuro com ele não é uma boa maneira de saber o valor de nada.

Entretanto podemos observar alguns padrões que o bitcoin vem seguindo ao longo dos anos.

Geralmente vemos as máximas históricas do Bitcoin, elas chamam mais atenção, mas não mostram muitas coisas além da especulação do mercado. Agora, as mínimas históricas não são vistas:

  • 2012 – $4
  • 2013 – $65
  • 2014 – $200
  • 2015 – $185
  • 2016 – $365
  • 2017 – $780
  • 2018 – $3200

Esse dado mostra não apenas o crescimento do bitcoin ao longo dos anos, também consolida a imagem de um ativo, que apesar de novo, tem fundamentos.

A percepção sobre o que é Bitcoin também ajuda a defini-lo, pois mostra como as pessoas estão usando a criptomoeda.

Para tentar compreender esse dado fomos atrás de um estudo feito dentro do maior fórum de bitcoin do mundo, o BitcoinTalk.

Nesse estudo foram analisados dados de 2009 até 2017, eles pegaram as principais narrativas sobre o que é bitcoin e de acordo com as palavras relacionados a essas narrativas foi observado alguns padrões.

No gráfico acima podemos ver as diversas narrativas sobre o que é bitcoin. De 2016 para cá vemos a crescente tendência de reconhece-lo como uma espécie de ouro digital.

Segundo essa narrativa o bitcoin seria a melhor forma de guardar valor, pois é uma moeda impossível de ser censurada pelo Estado ou por bancos.

Adotando essa narrativa a companhia CoinIRA começou a operar planos de aposentadoria norte-americanos, os chamados 401(k), que são aposentadorias patrocinadas pelo governo sendo descontáveis do imposto de renda.

Entre os “criptoentusiastas” é comum vermos pais de primeira viagem guardando uma boa quantidade de bitcoins para o futuro dos seus filhos e até mesmo para o próprio futuro.

Vale a pena guardar bitcoins para seu futuro?

Bom, isso é muito difícil de definir e vai muito da sua opinião sobre esse ativo e os riscos que está disposto a sofrer.

Quem realmente acredita na ideia do bitcoin tende a apostar mais nessa tecnologia, como eu falo no post “Você está investindo no Bitcoin errado“, muitas pessoas compram bitcoin sem comprar a ideia por trás dele.

É claro, não é recomendável colocar 100% da sua poupança em criptomoedas. Mas é inegável que essa é outra alternativa, que está ficando cada vez mais popular entre futuros aposentados, bitcoin babys e pais preocupados.

Talvez você se interesse também pelo tema abaixo:


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!