Breaking News  
Você está investindo no Bitcoin errado Opinião

Você está investindo no Bitcoin errado

Se você acha que o Bitcoin é apenas mais um ativo financeiro, bom, talvez você esteja investindo no asset errado.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

A ideia do Bitcoin

O Bitcoin nasceu com uma ideia encravada em seu primeiro bloco, nele a seguinte frase é encravada em código:

“The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks”

 genesis block

Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, estava protestando contra o uso de dinheiro público para socorrer instituições privadas. Grandes bancos e corporações estavam implorando por dinheiro dos pagadores de impostos para o Tio Sam.

As mesmas corporações que causaram a crise de 2008 foram socorridas, enquanto milhões de pessoas ao redor do mundo perdiam suas casas, empregos e vidas.

Criptoanarquia, a solução?

Timothy C may
Timothy C. May criador do Manifesto Criptoanarquista

O dinheiro digital era o sonho dos chamados criptoanarquistas, ativistas que imaginavam um mundo em que a criptografia transformaria a sociedade.

Um desses ativistas é Timothy C. May, um engenheiro eletrônico que trabalhou como cientista sênior para a Intel, ele ficou famosos pelo seu Manifesto Criptoanarquista. Transcreverei aqui um trecho do manifesto e que vai ao encontro do que temos no bloco gênesis do bitcoin:

Assim como a tecnologia da impressão alterou e reduziu o poder de guildas medievais e a estrutura do poder social, os protocolos de criptografia também vão alterar a natureza das interferências cometidas por empresas e governos nas transações econômicas.“ – o manifesto completo se encontra no site Cypherpunks.

Acreditar no sucesso do bitcoin e de outras criptoiniciativas é apostar as fichas nessa mudança de sistema.

Não é por acaso que os primeiros usuários de bitcoin eram austro-libertários, um grupo de pessoas que acredita que a  intervenção do governo na economia causa males para toda a sociedade. A ideia do uso do bitcoin inicialmente se baseava na ideia de libertar as pessoas das garras do estado.

Criptomoedas: libertando pessoas do complexo bancário-estatal

A mudança de mentalidade – Bitcoin easy money

Com o tempo, as opiniões foram mudando acerca do bitcoin. Perceberam que ele era um ótimo meio para transferências internacionais e que sua tecnologia poderia ser utilizada para diminuir custos de alguns processos.

Então a onda da cadeia de blocos (blockchain) começou, milhares de empresas entenderam e integraram essa tecnologia nos mais diversos processos.

Top 5 grandes empresas investindo em blockchain

Grandes investidores inundaram o  mercado e no final de 2017 milhares de pessoas começaram a comprar bitcoin e outros criptoativos.

Mas todos eles estavam comprando pelos motivos errados, sem entender as implicações sociais descritas por Timothy, o que resta é apenas um ativo especulativo que serve mais ou menos para transações internacionais e à algumas funções “nerds”,  que mostro no texto abaixo.

Segredos do Bitcoin – Muito mais do que uma criptomoeda

De repente todos estavam “investindo” no bitcoin, mas não aquele bitcoin que iria revolucionar a sociedade. Era o outro bitcoin, aquele ativo que faria você ficar rico do dia para a noite, essa era a promessa que se cumpria diariamente com o preço aumentando 15% em um dia, outros 5% em outro.

Todas essas pessoas compraram bitcoin, mas não compraram a ideia do Bitcoin. E não há nenhum problema nisso, entretanto, o sucesso do bitcoin está intimamente ligado ao seu gênesis, o que essa criptomoeda quer solucionar não é o problema de envio de transações internacionais, ela quer solucionar o problema dos bancos centrais.

Para você ter uma ideia do tamanho desse problema, a moeda que é a reserva de valor para todos esses bancos centrais e governos é uma grande fraude. Veja o texto abaixo para entender os motivos:

O dólar é uma fraude?

Os outros “Bitcoins”

Como eu disse acima, não há problema se você não acredita na proposta de valor dessa criptomoeda. Há outras dezenas de projetos que se importam pouco com a descentralização (importante para manter o sistema resiliente a ataques governamentais) e a ideais.

Ethereum, Ripple e vários outros projetos preenchem a lacuna para aumentar a eficiência dos pagamentos internacionais, cortar custos na criação e execução de contratos, melhorar os processos logísticos.  Assim como o Bitcoin, todos eles são projetos experimentais, muitos não completaram 5 anos de vida e estão sempre em constante evolução e melhoria.

Talvez você e milhares de outras pessoas tenham investido no “bitcoin errado”, ou nas funcionalidades que ainda não existem nele. Mas isso não muda o que Timothy C. May descreve em seu manifesto:

 

“O estado tentará, é claro, desacelerar ou deter a disseminação destas tecnologias …Mas isso não vai parar a propagação da criptoanarquia.”

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.