As vezes vemos notícias sobre algumas grandes empresas investindo em blockchain.
O movimento pode parecer esporádico e devagar, entretanto, quando vemos que as 10 maiores companhias públicas do mundo estão trabalhando com a tecnologia do Blockchain, percebemos o quanto essa tecnologia pode impactar nas nossas vidas.
Nesse post vou abordar algumas dos mais interessantes projetos das maiores empresas do mundo, confira:
5. Siemens
A gigante Siemens, que trabalha em diversos setores da economia que vão de processos industriais, geração e transmissão de energia, até tecnologias de diagnósticos médicos está investindo pesado em blockchain.
Mais especificamente no setor de transmissão de energia, hoje a Siemens é responsável pela distribuição de energia de grande parte da União Europeia, tornar esse sistema mais resistente a ataques e eficiente é um dos objetivos da empresa.
Por isso a Siemens comprou a empresa LO3, startup que desenvolve sistemas P2P para distribuição, venda e coleta de energia. A ideia é criar microredes de energia, geridas pela tecnologia de blockchain chamada Exergy.
Na área de energia temos também a China concorrendo por esse mercado, veja mais:
Pesquisadores chineses patenteiam exchange que vende eletricidade
4. Pfizer

A Pfizer é uma gigante no setor de farmacêutica, só em 2016 ela teve um lucro de mais de 7 bilhões de dólares.
A Chronicled é o projeto da Pfizer para trazer blockchain, IoT e inteligência artificial para a cadeia de suprimentos.
Há sim um grande problema na área de transportes de medicamentos, em 2017 a FDA (Anvisa dos Estados Unidos) proibiu a importação de insulina para o território norte-americano, pois qualquer mudança de temperatura pode afetar a efetividade do medicamento.
Utilizando IoT e blockchain a Pfizer poderia garantir a integridade dos medicamentos em toda a supplychain.

3. Banco SantanderO Banco Santander é a 31° maior empresa pública do mundo e uma das mais envolvidas no desenvolvimento de soluções via blockchain.
Além de participar do consórcio de DLT do Santander, o R3, o banco desenvolveu o primeiro aplicativo de pagamentos usando a rede Ripple Xcurrent. O Santander One Pay Fx está disponível para o Reino Unido, apenas para IOS.
2. Microsoft
1. Bank of China
Os chineses estão muito interessados na tecnologia do blockchain, o maior banco do mundo pretende aportar 70 bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias de Blockchain e IoT.
Segundo a Coindesk, são 12 diferentes projetos de blockchain que vão de pagamentos internacionais, moedas digitais, pagamentos de contas e até compartilhamento de dados.
As maiores empresas do mundo estão investindo em blockchain, até hoje a aplicação de blockchain com mais sucesso é o Bitcoin. Conheça mais sobre essa criptomoeda: