As vezes vemos notícias sobre algumas grandes empresas investindo em blockchain.

O movimento pode parecer esporádico e devagar, entretanto, quando vemos que as  10 maiores companhias públicas do mundo estão trabalhando com a tecnologia do Blockchain, percebemos o quanto essa tecnologia pode impactar nas nossas vidas.

Nesse post vou abordar algumas dos mais interessantes projetos das maiores empresas do mundo, confira:

5. Siemens

siemens blockchain

A gigante Siemens, que trabalha em diversos setores da economia que vão de processos industriais, geração e transmissão de energia, até tecnologias de diagnósticos médicos está investindo pesado em blockchain.

Mais especificamente no setor de transmissão de energia, hoje a Siemens é responsável pela distribuição de energia de grande parte da União Europeia, tornar esse sistema mais resistente a ataques e eficiente é um dos objetivos da empresa.

Por isso a Siemens comprou a empresa LO3, startup que desenvolve sistemas P2P para distribuição, venda e coleta de energia.  A ideia é criar microredes de energia, geridas pela tecnologia de blockchain chamada Exergy.

Na área de energia temos também a China concorrendo por esse mercado, veja mais:

Pesquisadores chineses patenteiam exchange que vende eletricidade

4. Pfizer

Pfizer HQ  blockchain
Fonte chronicled.com

O que é Bitcoin e como funciona essa criptomoeda

A Pfizer é uma gigante no setor de farmacêutica, só em 2016 ela teve um lucro de mais de 7 bilhões de dólares.

A Chronicled é o projeto da Pfizer para trazer blockchain, IoT e inteligência artificial para a cadeia de suprimentos.

Há sim um grande problema na área de transportes de medicamentos, em 2017 a FDA (Anvisa dos Estados Unidos) proibiu a importação de insulina para o território norte-americano, pois qualquer mudança de temperatura pode afetar a efetividade do medicamento.

Utilizando IoT e blockchain a Pfizer poderia garantir a integridade dos medicamentos em toda a supplychain.

santander blockchain
Fonte: leasing.com

3. Banco SantanderO Banco Santander é a 31° maior empresa pública do mundo e uma das mais envolvidas no desenvolvimento de soluções via blockchain.

Além de participar do consórcio de DLT do Santander, o R3, o banco desenvolveu o primeiro aplicativo de pagamentos usando a rede Ripple Xcurrent. O Santander One Pay Fx está disponível para o Reino Unido, apenas para IOS.

2. Microsoft

microsoft blockchain

A gigante Microsoft já está muito envolvida com projetos de blockchain. Na sua plataforma Azure, é possível construir aplições em blockchain  rapidamente.
A empresa já patrocinou o desenvolvimento do Ethereum e de diversas conferências sobre criptomoedas, além de fazer parcerias com grandes projetos de blockchain.

1. Bank of China

banco da China Blockchain

Os chineses estão muito interessados na tecnologia do blockchain, o maior banco do mundo pretende aportar 70 bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias de Blockchain e IoT.

Segundo a Coindesk, são 12 diferentes projetos de blockchain que vão de pagamentos internacionais, moedas digitais, pagamentos de contas e até compartilhamento de dados.

As maiores empresas do mundo estão investindo em blockchain, até hoje a aplicação de blockchain com mais sucesso é o Bitcoin. Conheça mais sobre essa criptomoeda:

O que é Bitcoin e como funciona essa criptomoeda