Com a queda do mercado e atualização do Ethereum, preço das placas de vídeo chegam a valer menos que em seu lançamento e até mesmo o preço de custo estimado.

Preço das placas de vídeo e Ethereum

Placas de vídeo, como a RTX 3080, possuem diversos usos relacionados à computadores. Elas têm grande demanda por parte de gamers que querem melhorar sua experiência de jogo, com maior performance dos gráficos e jogabilidade, mas também encontraram forte procura por mineradores de criptomoedas, como o Ethereum, por exemplo.

Ethereum (ETH) é uma das blockchains mais rentáveis para mineração através de placas de vídeo, ao ser o segundo ativo (ether) com mais capitalização de mercado na economia descentralizada e sua rede ser muito utilizada, gerando melhores taxas para os mineradores, além de bom desempenho de preço, que também afeta a rentabilidade da atividade.

Por decisão da Ethereum Foundation e dos desenvolvedores independentes que colaboram no protocolo do ETH, é impossível minerar blocos desta rede com as ASICs, utilizadas no Bitcoin. Esta escolha foi feita com a intenção de melhorar a descentralização, já que o preço das placas de vídeo é mais acessível que os Circuitos Integrados de Aplicação Específica.

Outras redes Proof of Work como a Monero (XMR) ou Dogecoin (DOGE) possuem limitações semelhantes, para possibilitar que o maior número possível de mineradores domésticos consigam participar da atividade que garante a segurança do consenso destas redes descentralizadas. Evitando alta concentração de ‘hashrate’ nas mãos de poucas grandes corporações, como acontece com o Bitcoin (BTC).

Desta forma, o preço das placas de vídeo acaba ficando diretamente relacionado com o desempenho de preço das redes mais rentáveis para sua utilização.

Pico e queda nos preços

Conforme veremos no gráfico abaixo, em maio de 2021, o preço das placas de vídeo atingiram um pico, com uma valorização superior a 300% no período de 15 dias – registrando aumento maior de quatro vezes sobre o preço em duas semanas. Sendo que elas já vinham passando por variações inacreditáveis em quinzenas anteriores, superiores a 200%.

Gráfico do preço das placas de vídeo e outra comparações, conforme descrito.
Gráfico comparativo com preço de RX6000 e RTX30 no varejo + preço do ethereum e estoque nas lojas. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IEalwN_sOV0

A linha amarela no gráfico representa o preço do Ether (ETH) e a correlação é muito evidente, não só na alta de 2021, mas também na queda acumulada de 2022, que começa a ganhar força logo no final do primeiro mês (janeiro) e atingindo mínimas nas últimas semanas mais recentes.

Podemos ver também uma forte correlação na queda de preço com o aumento da oferta e do estoque de placas de vídeo nas lojas, medido pela linha tracejada. Em uma demonstração evidente da lei de oferta e demanda.

Com o aumento do preço das placas de vídeo e da demanda deste item, os fabricantes aumentaram a produção e lojistas aumentaram seus estoques, mas o cenário mudou brutalmente neste novo ano e afetou o mercado.

Além do crash com a chegada do inverno cripto, jogando preços para baixo de suportes conhecidos e diminuindo a rentabilidade dos mineradores, o Ethereum está nas fases finais de uma importante atualização que irá tirar a mineração da jogada, transformando o consenso da Blockchain em Proof of Stake.

Saiba mais: Mineradores vendem 100% dos BTCs criados no mês de maio e mais

Tudo isso fez com que a RTX 3080 atingisse preços inferiores ao seu custo de produção estimado e já pode ser encontrada por R$5.600,00 em algumas lojas. Alguém vai absorver este grande prejuízo, ao mesmo tempo em que os gamers comemoram a oportunidade de turbinar seus computadores com a forte queda no preço das placas de vídeo.

Já para a segurança das redes que dependem de placas de vídeo, a notícia não é tão positiva, já que fica mais barato para um potencial participante malicioso orquestrar um ataque contra o consenso da rede.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br