Com a queda do bitcoin nas últimas semanas, o popular modelo de previsão de preços Stock-to-Flow (S2F) voltou a ser um tópico de discussão.

O S2F se baseia no fluxo de oferta do BTC, cujo aumento é decrescente por causa do halving, para prever o preço do bitcoin no futuro. Por muito tempo, ele andou próximo à variação da cotação, mas recentemente tem descolado bastante, colocando o modelo à prova.

Com o descolamento do BTC e o S2F, o co-fundador do Ethereum Vitalik Buterin utilizou o criticou o modelo e, o analista criador do S2F, PlanB, respondeu rapidamente.

“O Stock-to-flow não está realmente com bom aspecto agora.

Sei que é indelicado vangloriar-se e tudo mais, mas acho que os modelos financeiros que dão às pessoas uma falsa sensação de certeza e predestinação de que o “número vai continuar subindo” são prejudiciais e merecem todo o escárnio que recebem.”

Notavelmente, apesar de um histórico de acertos, PlanB começou a errar suas previsões a partir do final de 2021. Publicando um GIF dizendo “Eu não estou incerto”, o analista disse que “não tinha dúvidas” iria estar entre US$ 100.000 e US$ 288.000 antes de dezembro de 2021.

Passfolio

Mesmo alertando que seu tweet não constituía “conselho financeiro”, sua atitude foi duramente criticada pela comunidade de criptomoedas.

Resposta de PlanB

Respondendo diretamente ao Vitalik, o analista anônimo sugeriu que as pessoas estavam buscando culpados para os seus fracassos.

“Após um crash, as pessoas estão procurando bodes expiatórios para seus projetos fracassados ou decisões erradas de investimento. Não apenas os novatos, mas também os “líderes” são vítimas de culpar os outros e fazer-se de vítima. Lembre-se daqueles que culpam os outros e daqueles que se mantêm fortes depois de uma queda.”

Culpar os outros e fazer-se de vítima é um sinal de fraqueza (psicológica). Não é uma coisa boa para supostos líderes.”, continuou ele em outra publicação no Twitter.

Alguns usuários mantiveram suas críticas, dizendo que o ponto de Vitalik ainda era válido sobre as supostas certezas e garantias que PlanB prometia aos seus seguidores. A isso, o analista negou que oferecia garantias e disse que apenas disponibilizava sua perspectiva, além de sempre manter a opinião de que “modelos estão sempre errados”.

Mais tarde, o analista publicou que compartilhava suas análises e gráficos de graça, sem fazer recomendação de compra, e o mercado foi afetado por fatores que não poderia prever como pandemia de covid, banimento da China, guerra da Rússia e inflação.

Leia também:

Passfolio