A Dogecoin Foundation anunciou recentemente o início de testes da RadioDoge, uma funcionalidade que deveria permitir transações offline de DOGE, com ondas de rádio.

Saiba mais: Tecnologia de Elon Musk pode criar transações offline de Dogecoin

A primeira transação foi realizada nesta sexta-feira e transmitida com sucesso pela mainnet, sendo considerada uma transação oficial e válida da rede.

Um dos desenvolvedores principais da Dogecoin, que têm trabalhado na nova implementação libdogecoin – Michi Lumin – postou em seu twitter sobre ter realizado esta transação sem internet.

Segundo Michi, foram enviados 4,2069 DOGE através da RadioDoge para um outro endereço a 100 milhas de distância (equivalente a 160,93 quilômetros).

Um outro node estava escutando a transação a 810 milhas (mais de 1.300 quilômetros), que é aproximadamente a distância entre São Paulo (SP) e Salvador (BA).

De acordo com relato do desenvolvedor, a transação foi realizada utilizando a libdogecoin, ondas de rádio e finalizou com a outra ponta transmitindo para a mainnet através da tecnologia Starlink.

Esta transação é um marco muito importante que comprova o sucesso da RadioDoge e coloca a equipe um passo mais próxima de seu objetivo em trazer mais acessibilidade para as criptomoedas, facilitando a adoção até mesmo em regiões sem acesso à internet.

Foram utilizadas ondas de rádio do tipo (HF/LoRaWAN), que é uma tecnologia de baixo custo.

O modelo pode ser observado neste infográfico:

Infográfico da RadioDoge

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br