A Dogecoin Foundation anunciou recentemente o início de testes da RadioDoge, uma funcionalidade que deveria permitir transações offline de DOGE, com ondas de rádio.
Saiba mais: Tecnologia de Elon Musk pode criar transações offline de Dogecoin
A primeira transação foi realizada nesta sexta-feira e transmitida com sucesso pela mainnet, sendo considerada uma transação oficial e válida da rede.
Um dos desenvolvedores principais da Dogecoin, que têm trabalhado na nova implementação libdogecoin – Michi Lumin – postou em seu twitter sobre ter realizado esta transação sem internet.
hi. i sleepy again, so no talk big, but just did this, sending 4.2069 dogecoin (from BudZ heh) 100 miles (with @tjstebbing and @KBluezr listening on a receiver 810 miles away), using just libdogecoin, radio, and ultimately relayed to the mainnet on the other end via starlink. pic.twitter.com/Pn6aHFamuM
— Michi Lumin (@michilumin) April 22, 2022
Segundo Michi, foram enviados 4,2069 DOGE através da RadioDoge para um outro endereço a 100 milhas de distância (equivalente a 160,93 quilômetros).
Um outro node estava escutando a transação a 810 milhas (mais de 1.300 quilômetros), que é aproximadamente a distância entre São Paulo (SP) e Salvador (BA).
De acordo com relato do desenvolvedor, a transação foi realizada utilizando a libdogecoin, ondas de rádio e finalizou com a outra ponta transmitindo para a mainnet através da tecnologia Starlink.
Esta transação é um marco muito importante que comprova o sucesso da RadioDoge e coloca a equipe um passo mais próxima de seu objetivo em trazer mais acessibilidade para as criptomoedas, facilitando a adoção até mesmo em regiões sem acesso à internet.
Foram utilizadas ondas de rádio do tipo (HF/LoRaWAN), que é uma tecnologia de baixo custo.
O modelo pode ser observado neste infográfico:

Leia mais: