Agora que o token Vira-Lata Finance caiu mais de 80% com suspeitas de que se tratava de um esquema ponzi, a comunidade de criptomoedas reviveu os tweets do Primo Rico, agora apagados, que impulsionaram o projeto no início.

Em um grupo sobre Bitcoin e altcoins no Facebook, os usuários criticaram a atitude do influenciador financeiro. A criptomoeda meme Vira-Lata Finance, de ticker Reau, foi acusada por especialistas de criptomoedas por supostamente se tratar de um esquema ponzi.

Relatório acusa REAU de golpe

Um recente dossiê sobre o token mostrou uma alta concentração do ativo em poucas carteiras, o que aumenta a suspeita de uma scamcoin, uma criptomoeda criada principalmente para os criadores despejarem para as vítimas que estão comprando.

Inclusive o relatório disse perceber uma tentativa de mascarar a concentração de moedas, e aponta um endereço chamado de “mestre” que distribuiu 65 trilhões de unidades de Reau para várias carteiras.

O documento afirma que quando “algumas pessoas de grande influência” impulsionaram o projeto, que chegou a alcançar na data de 30/03/2020 a marca de 70 milhões de dólares em valor de mercado, as movimentações suspeitas começaram a acontecer.

"reau? au au", tuitou o Primo Rico
Tweets agora apagados.

“Vendas repetidas no valor 14 mil reais começaram a surgir na Blockchain da Binance Smart Chain, onde a Vira Lata Finance é negociada. As vendas eram sempre na média de 80 bilhões de “Reau” e sempre no intervalo de 30 minutos.”, o que ocasionou um grande dump no preço do token.

O papel do marketing foi destacado no dossiê como “principal arma” para o lucro de 50 mil porcento aos “investidores iniciais”, como é o caso da carteira mestre. Não só mídias especializadas falaram sobre o token, mas portais da mídia tradicional como Veja, CNN e outros.

Sem entender o que poderia estar por trás do ativo, influenciadores digitais também ajudaram a impulsionar o projeto, de acordo com o relatório. “Se eles possuem dinheiro investido na Vira Lata Finance, é algo que não podemos saber ou concluir, mas o que leva grande personalidades e nomes a disseminar Vira Lata Finance sabendo que ela é algo puramente especulativa e sem capacidade de produzir valor?”, diz o documento.

Correção: A matéria errou ao confundir a grafia do projeto ReAU (explicado nesse vídeo) com REAU (DeFi).

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br