Cointimes

Próxima atualização do Ethereum inspira previsões no mercado

Ethereum cotação

Após o hard fork The Merge, que finalmente fez a transição do Ethereum de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), em setembro passado, o próximo hard fork da segunda maior blockchain do mundo se aproxima e gera especulações entre investidores.

Conhecido pelo nome de Shanghai, a atualização está prevista para março e finalmente permitirá que os usuários retirem seus ETH do staking. A preocupação mais óbvia é a de que o aumento da oferta circulante da moeda desencadeie uma venda massiva, o que poderia impactar negativamente seu preço.

Porém, se fosse tão fácil prever o mercado, todos seriam ricos, não é verdade? Sendo assim, as especulações sobre o movimento de curto prazo do token nativo da rede variam bastante, até mesmo entre especialistas.

O que dizem os especialistas

O trader cripto Thomas Kralow espera um movimento de baixa para o ETH imediatamente antes e depois da atualização, pois espera que “a liquidez diária não acompanhe a oferta de ETH desbloqueados”. Ele também pontua “o fato de que abril é o prazo final para impostos [nos EUA], o que também não ajudará, pois muitas vendas costumam acontecer durante esse período”.

O especialista acredita que uma eventual queda não representaria mais do que 15% a 20% e que o ETH se recuperaria rapidamente. De acordo com Kralow, a atualização Shanghai, se bem-sucedida, abrirá espaço para outra atualização importante: a proto-danksharding.

Essa atualização, também conhecida como EIP-4844, aumentaria consideravelmente a escalabilidade do Ethereum através de um mecanismo chamado sharding. “Não é preciso dizer que ambas as melhorias seriam enormemente bullish para o Ethereum, e qualquer pressão de venda no curto prazo seria absorvida inteira ou parcialmente”, disse ele. 

Já Lucas Outumuro, chefe de pesquisa na empresa de análise IntoTheBlock, destacou numa newsletter que os saques de ETH serão processados através de uma fila com o limite de cerca de 43.000 ETH por dia.

“Sabendo disso, seria necessário mais de um ano para que os 15,91 milhões de ETH em stake fossem sacados, o que evita saques em massa e mitiga a pressão de venda”, disse ele. “O fato de que as pessoas que estão usando o staking possam agora sair dele, mesmo que tenham que esperar numa fila, pode na verdade incentivar mais pessoas a utilizarem o sistema.”

Entre os analistas do Cointimes Club, acreditamos que o cenário de queda do preço por conta da futura liquidez do staking de ETH seja mais provável no curto prazo e, portanto, recomendamos cautela com grandes alocações de curto prazo até que a atualização esteja concluída e seus efeitos tenham sido observados.

Porém, para o médio e longo prazo, caso tudo ocorra conforme o planejado, a possibilidade de resgate do staking poderá trazer mais investidores com a intenção de travar seus fundos temporariamente, por saberem que poderão destravar seus ETH quando quiserem.

Portanto, alocações recorrentes e aplicação da estratégia de preço médio podem ser uma boa opção para investir no ativo de forma menos agressiva em um momento de, ainda, muitas incertezas – caso você queira criar uma exposição planejada em ETH. 

Traduzido e adaptado do Coindesk.

Quer aprender mais sobre os indicadores e como investir de maneira mais informada? Acesse o relatório completo do Cointimes Research e participe do nosso Discord.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading