Cointimes

SEC alerta soldados dos EUA sobre os perigos das criptomoedas

Gary Gensler, presidente da SEC

Num Twitter Space promovido pelo próprio exército dos Estados Unidos, Gary Gensler disse que a maioria dos criptoativos são valores mobiliários que atuam ilegalmente.

A reunião, ocorrida na última quarta-feira (11), tinha a intenção de promover um diálogo entre a CVM americana e o exército do país acerca de investimentos. O entrevistador foi o sargento Lawrence Holmes. Além de Gensler, a comissária Caroline Crenshaw representou a SEC no encontro. 

O sargento Holmes, ao mencionar que vários soldados demonstravam interesse no investimento em ativos digitais, perguntou quais seriam os riscos envolvidos.

“A maioria desses ativos não respeita as leis de valores mobiliários, mas deveria. É o Velho Oeste”, disse Gensler.

“A maioria desses 10.000 ou 15.000 tokens irá fracassar. Isso é porque venture capital fracassa, novas startups fracassam — mas também porque a história nos mostra que não há muito espaço para micro moedas”, adicionou. “Não se perca no FOMO, o medo de ficar de fora — por favor, não caia nisso. É altamente especulativo, geralmente não respeita a regulação. Se pergunte se há realmente algo [de valor] ali”, concluiu.

A metáfora do Velho Oeste

Não é a primeira vez que o presidente da SEC chama o ecossistema cripto de Velho Oeste. Essa metáfora e utilizada por Gensler desde, pelo menos, agosto de 2021. As semelhanças seriam a falta de controle e a elevada quantidade de fraudes e golpes.

Porém, nem todos veem o Velho Oeste com maus olhos. Numa entrevista exclusiva para o Cointimes, Jimmy Song, desenvolvedor e educador de Bitcoin, apresentou uma perspectiva diferente.

“Quando as pessoas falam ‘go west,’ é porque, naquela época, toda a população estava concentrada no leste, em Boston, Filadélfia, Washington DC, Virginia. A maioria das pessoas nos EUA morava perto da costa, então quando alguém ia para o oeste, a pessoa estava em busca de novas oportunidades.”, disse Song em entrevista ao Cointimes. “Se você se tornasse um padeiro, você poderia competir com o padeiro que tem 40 anos de experiência, 40 anos com a confiança da comunidade e dos clientes, e você teria que mudar isso. Ou você poderia ir para o oeste, onde não havia padeiros e eles precisavam de um. E isso não era apenas para padeiros, era para advogados, contadores…

Para todo tipo de pessoa, se você quisesse uma oportunidade, ‘go west’. E, para mim, o Bitcoin é isso, é essa oportunidade… Eu uso esse chapéu (O chapéu de cowboy texano é ‘marca registrada’ de Jimmy Song) para dizer para as pessoas ‘essa é uma oportunidade enorme e você não precisa seguir o caminho das outras pessoas’.”

Portanto, o mercado cripto pode ser visto como um ambiente empolgante e cheio de oportunidades, mas muito incerto e com riscos acentuados. É relevante pontuar, entretanto, que Song despreza qualquer tipo de altcoin, as quais ele nos afirmou que gostaria que nunca tivessem existido.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading