Passfolio

Através de análise on-chain, alguns analistas da CoinMetrics conseguiram identificar que horas algumas das principais blockchains são mais movimentadas pelos usuários. Na análise: Bitcoin, Ethereum, USDT e USDC.

Abertura e fechamento das bolsas de valores

Os gráficos foram divididos também com os horários de pregão (abertura e fechamento das bolsas de valores) dos principais mercados de ações do mundo:

  • 01:30h – 08:00h (UTC) – Hong Kong Stock Exchange (HKSE)
  • 08:00h – 16:30h (UTC) – London Stock Exchange (LSE)
  • 14:30h – 21:00h (UTC) – New York Stock Exchange (NYSE)

USDT vs USDC

Um dado interessante diz respeito aos horários de pico na utilização das duas maiores stablecoins por capitalização de mercado: TetherUSD (USDT) e CircleUSD (USDC).

Os analistas notaram que o USDT é usado principalmente entre às 08:00h – 15:00h (UTC), que seria o equivalente a 05:00h – 12:00h (BRT) e é o horário de funcionamento do mercado de ações de Londres.

A Stablecoin da Tether também tem um uso relevante durante o mercado de ações de Hong Kong, com maior atividade mais próxima ao seu fechamento.

“Frequência de atualização nos balanços de USDT e USDC por hora (UTC)” Fonte: CoinMetrics

Já a USDC atua no outro espectro, com um pico de atividade blockchain muito relevante no fechamento da LSE e na abertura do NSYE, o que poderia até mesmo indicar algum tipo de utilidade para arbitragem ou remessa de dólar cruzando o Atlântico. Entre às 13:00h – 16:00h (UTC), a stablecoin da Circle sofre grandes alterações de balanço.

Enquanto a NSYE permanece aberta e a movimentação de USDT “dorme”, os investidores estão movendo o USDC de forma muito ativa.

Que horas as pessoas usam Bitcoin?

Já o Bitcoin (BTC), criptomoeda líder em capitalização de mercado, segue um padrão semelhante ao do USDC, com forte atividade na transição entre o mercado de ações de Londres e o mercado de ações de Nova Iorque.

Entre às 11:00h – 22:00h (UTC), ou 08:00h – 19:00h no horário de Brasília.

“Frequência de atualização nos balanços de BTC por hora (UTC)”
“Frequência de atualização nos balanços de BTC por hora (UTC)” Fonte: CoinMetrics

Seu uso também parece estar bem atrelado ao pregão da NYSE, o que explica, em parte, sua alta correlação de preço com índices como o S&P500 e a NASDAQ, já que os ativos acabam sendo altamente movimentados em horas muito parecidas.

Saiba mais: Bitcoin e Nasdaq são os ativos de pior desempenho em 2022

Surpreendentemente, o BTC é muito pouco movimentado durante o horário comercial asiático.

Que horas as pessoas usam Ethereum?

O Ethereum (ETH) tem um comportamento interessante e um pouco diferente das outras três criptomoedas analisadas. Seus picos de uso não são uma constante, mas estão posicionados exatamente acima das linhas que marcam aberturas e fechamentos de pregões.

O que pode significar que os traders de ETH realizam forte atividade nos hiatos destes mercados tradicionais.

“Frequência de atualização nos balanços de ETH por hora (UTC)”
“Frequência de atualização nos balanços de ETH por hora (UTC)” Fonte: CoinMetrics

Seu uso também é mais uniforme, durante todo o espectro horário e a concentração maior ocorre entre às 07:00h – 09:00h (UTC) – ou 04:00h – 06:00h no Brasil.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br