Se você é brasileiro muito provavelmente perdeu 40% do seu poder de compra em dólar se seus ativos estão em real (CDI, títulos e até mesmo poupança) nos últimos 12 meses. A péssima notícia é que essa depreciação pode continuar. 

Mas você pode se perguntar, o que diabos o dólar tem a ver com a minha vida? Absolutamente tudo, da sua comida até o preço da gasolina é influenciada pelo dólar. Nós explicamos com mais profundidade a importância do dólar no texto: “Eu, você e todos nós comemos dólar sim”. 

O real foi uma das moedas que mais se desvalorizou perante o dólar em 2020, apenas atrás das moedas da Argentina, Líbia, Zâmbia e Irã. Infelizmente, essa desvalorização foi pensada e é mantida pelo governo atual com uma política de juros artificialmente baixos – incentivando a saída de capital do país. E se tem menos dólares por aqui, o dólar se valoriza. Você não precisa de ser uma economista de Chicago para entender isso.

 Qual a vantagem de manter a taxa de juros baixa? O governo pode rolar a dívida pública mais suavemente, gastar mais e incentiva a aplicação em outros ativos além de títulos públicos. E por si só seria ótimo.

Mas com as lambanças na Petrobras, privatizações que nunca chegam, lentidão na distribuição das vacinas, não era de estranhar que os investidores estão perdendo as esperanças no Brasil e isso impacta diretamente o câmbio.

Banco Central interveio e não fez cócegas

Segundo o economista Fernando Ulrich, o câmbio está prestes a afundar de vez. 

“DÓLAR R$ 5,69 Bacen interveio com US$ 1,0 bi no spot e não fez cócegas. Inexistiu. Ou o Bacen assume o controle ou o câmbio afunda de vez. Chegou a hora de dar aquela pancada nos juros. Para ontem. 25bps no próximo Copom seria nada. 50bps, meh. Mas 100bps mandaria o recado.” – afirmou Fernando Ulrich.

O que isso significa para o bitcoin? De um lado, se o dólar continuar subindo o preço do btc tende a acompanhar em real. Agora, se o Copom entrar na jogada o dólar pode cair e mais investidores serão incentivados a investir em títulos públicos, deixando de lado ativos mais arriscados. 

Agora vale lembrar da fala de Paulo Guedes sobre o dólar:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br