Um hardfork agendado para amanhã (20 de maio) pode acarretar na perda de 23,6 milhões de STEEM de vários usuários. A quantia é o equivalente a R$ 28,6 milhões, atualmente.
Ao final do ano passado, o CEO da Tron Justin Sun comprou a plataforma de blogs Steemit e, em fevereiro deste ano, ele tomou o controle da plataforma blockchain Steem.
O modelo de consenso do blockchain da Steem é de Delegated Proof of Stake (DPoS), o que significa que os maiores stakers (os usuários que possuem a maior quantidade de moedas) criam os novos blocos e podem forçar as atualizações.
Sun tomou o controle de decisão da rede ao possuir, em parceria com algumas exchanges, a maior parte das moedas da rede. E sua nova polêmica atualização, programada para amanhã, “chuta” alguns usuários pra fora da plataforma.
Witnesses on #Steem are preparing a hardfork 23 that will go live in the next 3 days. The code is NOT available for review.
— Andrew Chaney (@netuoso) May 17, 2020
I have contacted exchanges to warn them and ask what the code changes involved. Appears the powerdown time will be reduced from 13 weeks to 4 weeks
O código foi liberado hoje e mostra uma lista de contas que serão banidas e terão os fundos confiscados na atualização.
Os usuários afetados já começaram a protestar contra o contencioso fork:
The HardFork 23 for steem has been officially announced. Here's the list of accounts that will be nullified. They accuse all of us of criminal activity, without presenting any proof. My stake is currently worth >80,000€. I bought 500,000 last year. https://t.co/AlaERJFvOp
— Brrrrrresim (@pharesim2) May 19, 2020
Um outro grande hodler de Steem, Dan Hensley, também afetado pelo hardfork, disse ao Decrypt:
“Se Justin acha que vai se safar disso, ele mexeu com a pessoa errada”.
Quando o CEO da Tron tomou o controle da rede, muitos usuários que não viam a nova governança com bons olhos bifurcaram a rede e tomaram um novo rumo com a Hive. Hoje esse fork conta com um marketcap maior do que o da Steem.