Como um bando de malucos ganhou bilhões apostando contra os bancos | Cointimes

Menu

Home

A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satoshi
x
A Nova Economia
Hora do Cash
Conexão Satosh

Finanças
+32 458 623 874

Investimentos
302 2nd St
Brooklyn, NY 11215, USA
40.674386 – 73.984783

Follow us on social

a grande aposta

Como um bando de malucos ganhou bilhões apostando contra os bancos

A grande aposta

Sim, isso realmente aconteceu. E o melhor, a história é tão boa que virou filme: A Grande Aposta. A obra cinematográfica acumulou 5 indicações ao Oscar e contou com um elenco premiado: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. A Grande Aposta está disponível no Netflix.

O filme conta a história de investidores que previram com muita antecedência uma das maiores crises de todos os tempos e resolveram apostar contra todo sistema financeiro, no caso, os grandes bancos como: Goldman Sachs, Merryl Lynch, JP Morgan e Lehman Brothers.

Michael Burry, interpretado por Christian Bale, é excêntrico gestor de fundo de investimentos – para não falar que era muito doido. Ele foi o primeiro a perceber a grande crise olhando os índices de fraude da economia americana, mas foi taxado de louco por seus maiores clientes e ignorado.

Contudo, ele resolveu ousar e procurou os maiores bancos para propor um colateral: caso as pessoas deixem de pagar as hipotecas de imóveis, os bancos precisariam pagá-lo pelo calote. Caso o mercado de imóveis continue subindo, Michael deveria dar uma garantia e compensação aos bancos.

Ainda nem existia esse tipo de produto e os bancos acharam o negócio tão bom para eles que acreditavam que ele estivesse louco. Óbvio que toparam o negócio e deixaram Michael investir mais de US$ 1 bilhão de dólares. E é aí que o banco de loucos se forma.

Apostar contra os grandes bancos

Um dos caras que trabalha nesse banco, fica sabendo do negócio e tenta vendê-lo a outros investidores. A partir daí, com uma pouco de coincidência, os personagens acabam se encontrando, todos em prol de um objetivo: ganhar dinheiro apostando contra os grandes bancos.

a grande aposta
Essa é uma das cenas mais engraçadas do filme. O negócio foi tão louco que ninguém acreditou.

O filme é genial na maneira de explicar conceitos mais densos de economia. E também consegue ser mais genial ainda quando mostra a investigação sobre a grande crise que estaria por vir. Ele retrata de forma impecável o cenário da irracionalidade americana: bairros fantasmas, derivativos fraudulentos e até mesmo strippers que arrumavam empréstimos para refinanciar mais de 6 imóveis ao mesmo tempo.

Não havia nenhuma verificação de fraude para esses empréstimos, ou seja, até cachorro e gente morta conseguia empréstimo para financiar e refinanciar imóveis. Ou seja, eram empréstimos de alto risco que não seriam pagos e que lastreavam a maioria de títulos que eram negociados no mercado de derivativos que lidava com trilhões de dólares.

A fraude das agências de avaliação

Além disso, retrata fielmente a fraude das agências avaliadoras de títulos, que eram pagas para avaliar como “Excelente” títulos bancários que na verdade, eram puro lixo. E é aí que se dá todo problema: esse mercado movimentava trilhões de dólares. Quando os títulos passaram a valer 0, as ações dos bancos derreteram, levando os maiores deles à falência e todo sistema financeiro à bancarrota.

A obra também mostra como devemos lidar com nossas decisões em investimentos: se você acredita que é a hora de vender e tem fundamentos sólidos para isso, seja fiel à sua estratégia mesmo que tudo não esteja ocorrendo como o esperado em um primeiro momento.

Não vou dar mais detalhes do filme, mas o clímax acontece, obviamente, quando a crise estoura e os grandes bancos começam a falir. O “bando de malucos” fica multimilionário ou até bilionário quando seus títulos de proteção contra calotes começam a valer uma fortuna e os grandes bancos começam a correr atrás deles para negociá-los.

Conclusão

A Grande Aposta mostra o que uma expansão de crédito sem critério nenhum, somada com baixas taxas de juros são capazes de fazer: uma das maiores bolhas de todos os tempos que abalou a estrutura do sistema financeiro.

Nós temos um texto que explica com mais detalhes como ocorrem as crises econômicas, veja abaixo:

Sobre o criador de conteúdo

Economista em formação, escritor por vocação. Gosto de fazer investimentos, penso a longo prazo, mas não abro mão de fazer alguns trades. Trabalhei como Community Manager por 1 ano, representando a Foxbit e estou no mercado de criptomoedas desde 2016, mais especialmente no Bitcoin.

You don't have permission to register