A quantidade de bitcoin nas exchanges atingiu mínimas históricas e este padrão pode indicar alta no preço do BTC, mesmo durante a queda do final de semana.

Queda do final de semana pode ter sido uma armadilha

Nas últimas 24 horas, mais de US $300 milhões foram liquidados com a forte queda no preço do bitcoin da noite de domingo para a manhã desta segunda-feira, 18 de abril.

Um movimento forte por parte dos ursos, mas que pode ter se tratado de uma beartrap, onde o preço indica forte queda, mas se recupera em um movimento de alta, causando o efeito inverso e liquidando posições vendidas.

Durante a queda, o BTC chegou a ser negociado por cerca de US $38.500 nas exchanges, mas em poucas horas seu preço já marca uma recuperação superior a 6%, sendo negociado por US $41.000 enquanto esta matéria é escrita.

A armadilha de ursos ainda não foi confirmada.

Apesar de parecer um movimento aleatório de sobe e desce em um mercado super volátil, como é o nosso, o movimento na verdade está seguindo um padrão com base em um forte indicador de análise on-chain que já se mostrou confiável no passado.

Quantidade de bitcoin nas exchanges

Este indicador é o monitoramento das reservas totais de BTC nas exchanges, analisando entradas e saídas de endereços conhecidos pertencentes às grandes plataformas de negociação, tanto em hot wallet como cold wallet (carteiras quentes ou frias, online ou offline).

De acordo com dados coletados no site CryptoQuant, as reservas de bitcoin nas exchanges atingiram valores recordes históricos de baixa (até onde mostra o gráfico, superiores à 3 anos), em 2.274.000 BTC – cerca de 12% do supply em circulação.

Gráfico mostrando histórico das reservas de bitcoin nas exchanges
Fonte: Bitcoin: Exchange Reserve – All Exchanges (CryptoQuant)

Indicador de alta de preço no BTC

Quando buscamos picos de quedas no saldo total das exchanges e comparamos com movimentos de preços do BTC, conseguimos notar uma correlação que se repetiu algumas vezes na história.

Eventos passados não são garantia de acontecimentos futuros, mas podem ajudar o investidor a tomar decisões.

Por exemplo, ao observar o cruzamento gráfico que ocorre entre 16 de novembro e 20 de dezembro de 2020.

Cruzamento das linhas gráficas de reservas de BTC nas exchanges e preço do bitcoin em dólar.

Nós observamos uma forte queda na quantidade de BTC nas exchanges, que começa em 01 agosto do mesmo ano e antecede uma forte alta de preço do bitcoin em dólar, que inclusive chegou a marcar os US $63.500 pela primeira vez em 12 de abril de 2021.

Se continuarmos buscando no gráfico as quedas mais agudas das reservas de bitcoin, todos eles antecedem uma alta de preço que acontece na sequência.

Por exemplo, em 25 de julho de 2021:

Novamente mostrando o padrão com a marcação de 25 de julho de 2021.

Ou também a partir de setembro de 2021, que antecedeu o novo topo ao redor dos US $67.500 e nova alta histórica de BTC/USD.

Mercado de alta se aproximando?

No começo de março deste ano (2022), houve um forte movimento de saída de bitcoin das exchanges, seguido de uma marcante recuperação de preço.

Captura de tela mostrando este momento em 05 de março de 2022.

Os saques tiveram um movimento lateral por cerca de um mês, mas novamente viram um aumento, com a nova mínima histórica no dia 16 de abril de 2022, que coincidiu com uma possível beartrap neste final de semana.

Será que deveremos ver um aumento do preço nos próximos dias?

No mercado tudo pode acontecer e é muito difícil prever o comportamento de preço, mas alguns padrões parecem indicar que um novo mercado de alta pode estar à caminho.

Siga o Cointimes nas redes sociais para ficar por dentro de notícias e análises exclusivas do mercado!

Instagram | Telegram | Twitter | Facebook

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.