A plataforma DEX TraderJoe lançou a última funcionalidade modular de staking para o token $JOE que insere de forma pioneira um sistema PvP (Player vs Player) nas fazendas DeFi e acelera o recebimento de recompensas na plataforma.

Funcionalidade modular para token JOE

Quando a exchange descentralizada TraderJoe anunciou o lançamento de funcionalidades modulares para staking do token nativo, $JOE valorizou muito, sendo a DEX com melhor desempenho naquela semana.

A modularidade é interessante pois o holder de JOE pode escolher entre 3 diferentes formas de fazer staking com seus tokens, dependendo do momento de mercado ou da estratégia escolhida:

  • sJOE: Você congela a liquidez de seu JOE em staking e recebe rendimento em stablecoin USDC. De todas as taxas pagas por usuários na plataforma, 0,05% é destinada para a compra de USDC no mercado que é redistribuído para os investidores de sJOE de acordo com a participação de cada um neste módulo.
  • rJOE: Você faz staking do JOE para conquistar o direito de participar do Rocket Launch; que é um programa de IDO (initial dex offering) para o lançamento de novos projetos na rede da Avalanche.
  • veJOE: Você faz staking de JOE e consegue melhorar o rendimento de suas farms na plataforma; por exemplo em pools de liquidez de AVAX-USDC, ou AVAX-JOE, etc. E é aqui onde está o sistema PvP.

Lançamento do veJOE e o sistema PvP DeFi

As outras funções modulares já haviam sido lançadas, mas o veJOE estava sendo aguardado pela comunidade de investidores da TraderJoe, por ser algo muito diferente do que normalmente é feito em outras plataformas.

Nestes dias está acontecendo a Avalanche Summit, uma conferência global de desenvolvedores do ecossistema AVAX, em Barcelona – Espanha.

A comunidade ficou surpresa ao descobrir que um dos principais desenvolvedores do ecossistema não estaria presente no evento e ele fez um tweet sobre isso no dia 20.

“Não irei para o Avax Summit muito ocupado construindo para o futuro”.

0xmurloc é co-fundador e desenvolvedor da TraderJoe e o lançamento da veJOE um dia depois deste tweet (21/03) foi a prova de que ele não estava mentindo.

Na segunda-feira a equipe anunciou que a função de staking no último módulo já está disponível na plataforma e foi realmente observado um aumento significativo das taxas de rede na plataforma, o que demonstra aumento na movimentação dos investidores, mesmo durante a maior conferência da blockchain Avalanche.

Saiba mais: Avalanche lança Multiverso, um programa de aceleração de subnets

Conheça a rinha de milionários neste PvP DeFi inovador

O anúncio foi feito junto com uma rápida explicação de como vai funcionar o sistema PvP DeFi.

De acordo com a quantidade de veJOE de cada investidor alocada em algumas farms específicas, ele aumentará a porcentagem de recompensa recebida em JOE naquela pool, em um jogo de soma zero, onde cada participante “rouba” a participação dos demais.

De forma mais simples, se um investidor não possui nenhum veJOE em uma fazenda com a opção de impulsionamento modular, os investidores que possuem vão receber mais sobre o APR previsto e o que não tem nada, receberá menos.

Tabela demonstrando a mecânica do PvP DeFi com veJOE

No exemplo da imagem, Alice possui apenas 1 LP token na pool, mas também tem 1.000 veJOE. Ela receberá 2,545 JOE de recompensa. Enquanto Bob, que possui 10 vezes mais LP tokens, mas apenas 100 veJOE, receberá apenas 3 vezes mais JOEs de recompensa que Alice, que teve seu rendimento potencializado com o staking modular.

Como demonstrado, o LP token ainda terá um peso maior na recompensa final, mas o sistema PvP DeFi cria uma dinâmica diferente e mais competitiva.

Vantagens do PvP DeFi

Uma das vantagens mais claras deste sistema é que ele incentiva o travamento de JOEs em staking, aumentando o TVL na rede (e seu valor) e também diminui a pressão vendedora decorrente da alta inflação que o token possui atualmente. Incentivando os participantes a manterem o JOE dentro do ecossistema para ganhar mais benefícios.

Desvantagens do PvP DeFi

O problema é que este sistema pode criar uma economia de escala muito poderosa, onde os maiores detentores de JOE podem fazer um staking muito significativo em relação aos demais, com isso eles podem ganhar uma recompensa muito maior, fazer ainda mais staking e isso cria uma bola de neve que cresce muito rápido em favor dos maiores holders e em prejuízo dos menores.

Isso poderia desincentivar a participação de pequenos holders nestas farms, concentrando ainda mais tokens em poucos endereços já bem fortes, com maior poder sobre o preço no mercado.

O que achou? Comente sua opinião nas redes sociais!

Instagram | Telegram | Twitter | Facebook

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br