A Ripple está anunciando um desafio de inovação sobre CBDC, oferecendo recompensas de até US$ 197 mil para desenvolvedores construírem aplicações capazes de rodar na XRP Ledger.

A empresa por trás da criptomoeda XRP anunciou na segunda-feira a abertura de um desafio para incentivar a criação de soluções de pagamentos com foco em interoperabilidade e inclusão financeira no sandbox de CBDC da XRP Ledger.

O prazo final para o primeiro lote de inscrições está previsto para 25 de agosto, conforme tweet da Ripple:

Espera-se que os competidores construam ou atualizem uma solução financeira que faça uso de uma moeda estatal digital e possa rodar no protocolo de pagamentos da Ripple. A XRP Ledger é divulgada como um blockchain público e descentralizado porque qualquer pessoa pode conectar seu computador à rede peer-to-peer que gerencia o banco de dados, mas há uma empresa responsável pela estrutura.

Passfolio

Em setembro de 2021, a Ripple anunciou sua parceria com o Banco Central do Butão, a Royal Monetary Authority (RMA), que empregará uma solução de moeda digital da Ripple para pilotar uma CBDC em etapas.

Este movimento, segundo a Ripple, foi impulsionado pela ambição da nação de melhorar os pagamentos digitais e transfronteiriços, ampliar as iniciativas de inclusão financeira e aprofundar seu compromisso com a sustentabilidade.

O esforço de CBDC da Ripple visa avançar com colaborações em Palau e no Butão, bem como com discussões em andamento em todo o mundo no desenvolvimento de moedas digitais de bancos centrais.

Leia também:

Passfolio