Cointimes

Será que o povão está comprando o dip? Veja o que diz esta análise

Multidão gritando Buy the Dip!

Já parou para contar quantas vezes você viu alguém gritar ‘BUY THE DIP!’ nas redes sociais relacionadas com criptomoedas? Este analista da Santiment já e ele compartilhou sua análise conosco.

COMPRE NA BAIXA!

“Buy the dip” cuja tradução é algo como: “compre a/na queda” ou “compre na baixa”, é uma expressão e é um jargão utilizado por investidores e traders de criptomoedas para sinalizar aos outros que o preço dos ativos estão caindo e que este pode ser um bom momento de compra.

É um incentivo. Basicamente um chamado às armas para que os investidores comprem, mostrando que, aquele que entoa o grito de guerra, está otimista com o médio e longo prazo para o ativo e enxerga aquele momento como uma oportunidade de aumentar sua posição.

O chamado pode ser legítimo, correspondendo com o sentimento de quem o faz, mas também pode ser empregado de forma maliciosa, com a intenção de manipular a percepção do mercado, enquanto se age de forma contrária, vendendo.

O dip mais dip

De acordo com a análise publicada pela Santiment, o dip anunciado é só o começo de uma queda mais profunda.

Gráfico da santiment com a correlação de menções de "Buy the Dip", com o preço do bitcoin.

Foram coletados dados de redes sociais como twitter, reddit, servidores de discord, grupos do telegram e outras plataformas que servem como bate-papo ou ponto de encontro de comunidades de investidores.

Todas as vezes que alguém mencionou “BUY THE DIP” está ilustrado nas barrinhas azuis do gráfico acima, como Social Volume. A linha verde representa o movimento de preço no par BTC/USD.

Quando olhamos mais de perto, vemos o pequeno ciclo que começou com um fundo no final de setembro de 2021, seguido de uma alta, com topo duplo, sendo o primeiro na metade de outubro e o segundo na metade de novembro do mesmo ano.

O mesmo gráfico anterior, mas com uma visão mais próxima no momento atual.

Antes da definição de fundo em setembro, vemos um pico no aumento do volume social (social volume) e durante o movimento de alta, o volume diminui consideravelmente.

É após o segundo topo – marcando o final do movimento de alta – que vemos as menções de “buy the dip” voltando a subir, atingindo um pico muito significativo, sendo o maior do período, na primeira quinzena de dezembro de 2021.

O pico acontece exatamente durante a primeira queda mais forte após correção do movimento de baixa, mas o dip foi ainda mais fundo.

Após a alta histórica em Social Volume no período analisado, o preço do Bitcoin contra o Dólar continuou caindo.

O primeiro pico de “BUY THE DIP”, ao invés de marcar um fundo, marcou o topo e o início de um movimento de baixa mais longo, confirmando a reversão de tendência.

Após esta queda significativa, que gerou o primeiro alvoroço de gritos de guerra nas comunidades cripto do mundo todo, foram vistos outros dois pontos de aumento do volume de pessoas incentivando a comprar durante a queda de preço, mas cada um deles foi predecessor de uma queda ainda maior.

Meme do "Buy the dip", com vários dips apontando a arma para o anterior.

A cada “BUY THE DIP!”, um novo “dip” era observado na sequência, assim como ficou ilustrado neste meme, onde o primeiro personagem sentado no banco da frente marca o começo da queda com: “eu comprando o que acredito que seja o dip”.

O povão está parando de gritar BUY THE DIP; será que a queda acabou?

O que chamo de povão, seria a multidão. A massa de investidores que causa o aumento do “volume social”.

A maioria dos grandes investidores de sucesso sempre batem na tecla de que, para atingir este sucesso, eles precisaram agir contra a maré.

Enquanto a maioria das pessoas – a multidão; “the crowd”; a massa; o povão – estavam vendendo, eles estavam comprando. E enquanto todos compravam, eles vendiam.

Os investidores de sucesso são também chamados de baleias (grandes detentores do capital), enquanto a multidão é formada pelas chamadas sardinhas. Os pequenos traders.

A movimentação das baleias normalmente é grande o suficiente para impactar o preço, enquanto a movimentação das sardinhas causa pouco efeito gráfico.

Então enquanto a maioria das pessoas chamava outros para comprar mais, o preço caia, demonstrando que a “dica de ouro do investidor de sucesso” ainda vale.

E agora, de acordo com o gráfico publicado pela Santiment, parece que o otimismo dos “compradores da queda” está diminuindo, junto com sua atividade social e o chamado às compras.

Se o padrão observado até o momento se mantiver, esta queda nas barras azuis pode marcar uma possível definição de fundo e até mesmo o fim de um ciclo de curto prazo, onde vimos uma baixa, uma alta e novamente uma baixa, corrigindo o movimento anterior em uma janela maior de médio prazo.

Como o fundo que foi marcado por uma queda semelhante no volume social – medido pelas barras azuis – em julho de 2021, no primeiro gráfico.

O que acha? Compramos o dip?

Leia mais:

Vale a pena comprar Nano? 100 dias de análise fundamentalista

Paraíso do blockchain tem o maior número de unicórnios per capita

Hacker revela como conseguiria trocar 50 SHIB por 50 bitcoins

SEC comete erro grave que ajuda XRP; segundo especialista

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading