Cointimes

Sistema do Governo do Brasil foi invadido por hackers e está a venda por BTC ou XMR

hacker

O sistema do Governo do Brasil foi infectado por um ransomware, com mais de 3 TB de dados roubados e três acessos diferentes em diretórios do gov.br. O grupo hacker Everest, responsável pela invasão, colocou os dados e acessos a venda por US $85.000 em bitcoin ou monero.

Sistema do Governo do Brasil hackeado

Na terça-feira, dia 30 de agosto, o grupo hacker Everest (de forte reputação na darkweb), acrescentou o Governo do Brasil em sua lista de vítimas, conforme reportado em alerta pela página DarkTracer : DarkWeb Criminal Intelligence (@darktracer_int).

Anúncio do Gov.Br hackeado
Fonte: Twitter @darktracer_int

O grupo avisou que colocaria à venda 3 TB de dados dados e alguns acessos ao Sistema do Governo Brasileiro, relacionados ao gov.br.

Informações a venda na darkweb em ano de eleição

Nesta quinta-feira (01), o especialista e editor em cibersegurança, Felipe Payão, publicou em seu Twitter novas atualizações sobre o caso, inclusive o valor cobrado pelos hackers na venda das informações.

De acordo com o especialista, a venda é realizada apenas com o pacote completo que inclui:

  • Acesso a 3 redes vinculadas ao domínio GOV.BR
  • Mais de 3 TB de dados
  • Detalhes de login em VPN
  • Credenciais
  • Conexões RDP (remote desktop protocol)

Conforme anúncio da darkweb, o Everest está cobrando o valor de US $85.000 pelo pacote conseguido através de infecção por ransomware e aceita pagamentos apenas em Bitcoin (BTC) ou Monero (XMR).

O grupo ainda demonstra a importância deste pacote devido estarmos em ano eleitoral. O que pode sugerir que grupos políticos poderiam ter interesse na aquisição, fruto do crime cibernético.

Felipe Payão afirma que Everest é um grupo de forte reputação, o que aumenta muito a credibilidade sobre o caso.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading