A rede Solana passou por instabilidades na terça-feira (14) e precisou reiniciar com a ajuda de toda a comunidade de validadores.

A estabilidade do blockchain da SOL é uma questão importante atualmente para o mercado de criptomoedas devido ao grande fluxo de dinheiro institucional indo para os produtos de investimento da Solana.

De acordo com o relatório de fluxos semanais de fundos de ativos digitais da CoinShares, a Solana tem sido a rede favorita das instituições.

A Solana queria mais do que podia?

Conforme explicamos no Resumo de Mercado de hoje, a interrupção da rede se tornou assunto ontem depois que Solana Status, a conta oficial de suporte do SOL, informou à comunidade que o beta da mainnet (rede principal) estava passando por “instabilidade intermitente” por um período de 45 minutos.

“A exaustão de recursos na rede está causando uma negação de serviço. Os engenheiros estão trabalhando para uma solução. Os validadores estão se preparando para um reinício potencial, se necessário.”, publicou a Solana Status no Twitter.

Após uma investigação mais aprofundada, descobriu-se que um grande aumento na carga de transações para 400.000 por segundo sobrecarregou a rede. As filas de processamento de transações foram consequentemente “inundadas”, com a falta de “priorização de mensagens críticas para a rede, fazendo com que a rede comece a se ramificar”.

Apesar de muitas tentativas, os engenheiros não tiveram sucesso em estabilizar a rede. A bifurcação mencionada levou a um consumo excessivo de memória, fazendo com que alguns nodes ficassem offline. Logo depois, a comunidade de validadores optou por coordenar o reinício da rede.

“… A comunidade está preparando um novo lançamento e as instruções serão publicadas no Discord”, observou um tweet posterior.

Finalmente, a comunidade de validadores da Solana havia “concluído com sucesso uma reinicialização do Mainnet Beta após uma atualização para 1.6.25”.

A publicação adiciona: “Dapps, exploradores de blocos e sistemas de suporte serão recuperados nas próximas horas, momento em que a funcionalidade completa deve ser restaurada.”

O súbito tempo de inatividade gerou muita confusão na comunidade. Solana, considerado por alguns como um rival direto do Ethereum, viu um declínio acentuado em seu preço logo em seguida.

Cotação do Solana

Além disso, diversos membros da comunidade criticaram a Solana argumentando que as principais causas da instabilidade eram decorrentes da falta de descentralização.

Para Augusto Backes, criador de conteúdo sobre criptomoedas no Brasil, “a Solana como DeFi falhou”. “Não me venha com a desculpa de que travar um sistema econômico descentralizado inteiro com um “exploit” é normal. […] Imagine a blockchain do #bitcoin sendo travada a todo momento.”, escreveu no Twitter.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br