Global Notes é uma companhia australiana que vende um produto um pouco inusitado, notas de Bitcoin Cash (BCH).

Cada nota tem um total de 0,001 Bitcoin Cash ou o equivalente a 11 centavos de dólar na cotação atual da criptomoeda.

Em vez de presidentes mortos, figuras aleatórias ou animais, a nota de Bitcoin Cash contém uma homenagem ao criador da moeda e o símbolo dela na parte de trás.

Nota de Bitcoin Cash

Como você pode ter reparado, a nota também contém também um selo holográfico que protege as chaves privadas (que dão acesso aos fundos digitais) e uma chave pública.

Outros recursos de segurança foram adicionados, como um ID de verificação de lote e os quatro últimos números do endereço de bitcoin cash foram adicionados ao selo holográfico.

Essa configuração diminui as chances de falsificação e permite a verificação do valor da nota.

Nada impossível de ser modificado, entretanto, os criadores acham que devido ao valor mínimo da nota e com constantes atualizações de segurança, os falsificadores tenham pouco incentivo.

Por que criar notas de Bitcoin Cash?

Em entrevista para o portal Bitcoin.com, os criadores da nota esclareceram suas intenções:

No longo prazo, gostaríamos que nossas notas se transformassem em algo que proporcionasse liberdade econômica aos 3 bilhões de pessoas sem banco no mundo, que estão constantemente sendo devastadas pela inflação

Apesar da nobre intenção, a empresa assume que por enquanto essas notas são em grande parte usadas por pessoas bancarizadas.

A iniciativa pode parecer extremamente inovadora, mas a verdade é que esse tipo de nota é muito comum na comunidade de criptomoedas.

São as chamadas paper wallets, no post abaixo nós ensinamos a criar uma paper wallet personalizada e segura:

https://cointimes.com.br/protegendo-seus-bitcoins-contra-roubos/

Apesar de produzidas para guardar fundos de bitcoin de forma segura, o processo para a criação de uma nota com valor em Bitcoin/Bitcoin Cash é muito parecido.

A Global Notes adicionou alguns recursos de segurança a mais e tem a intenção de torná-las moedas correntes no comércio.

Vale lembrar que por terem produzido as notas, a Global Notes teve acesso as chaves privadas por ela distribuída, ou seja, é possível que você não tenha total controle sobre seus fundos.

A iniciativa é interessante, apesar dos pontos falhos esperamos que ela ajude a aumentar a adoção de criptomoedas pelo mundo.




Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram e Telegram