No dia 23 de maio, o principal desenvolvedor da Monero anunciou uma grande novidade no mercado de criptomoedas, o Tari.

Veja mais sobre o que é esse projeto e entenda como ele pode mudar como as pessoas criam assets digitais.

O que é Tari?

Tari será uma plataforma para lançar ativos digitais, que nada mais são do que direitos de uso, de uma forma completamente online. Alguns exemplos de ativos digitais incluem ingressos, pontos de lealdade, itens digitais em games e criptomoedas.

Para os mais chegados no assunto de criptomoedas, Tari será uma rede de ativos digitais para como se fossem moedas coloridas (veja meu post sobre os segredos do Bitcon e você irá descobrir o que são essas moedas coloridas).

Qual a diferença do Tari para outras plataformas?

Os desenvolvedores deixaram claro no seu site que a plataforma será usada apenas para lançamento de tokens, a ideia é facilitar a criação de ativos digitais e manter a mesma segurança do Monero.

Na questão de segurança há uma novidade, todos os mineradores de Monero também poderão minerar Tari. Isso significa que ataques de 51% serão bem mais custosos.

https://cointimes.com.br/3-criptomoedas-hackeadas-quanto-custa-atacar-o-bitcoin/

Conflito com a Bitmain e fundos de investimentos

Diversos fundos de investimentos e empresas ligadas a tecnologia do Monero estão financiando o projeto. Por isso não será necessário fazer um ICO (Initial Coin Offering).

Ao ser questionado pela  nossa equipe sobre a participação da Bitmain no financiamento, Riccardo Spagani (mentor do projeto), disse que “[A Bitmain] nunca investiu e nós nunca deixaríamos”.  O conflito se deve ao lançamento de uma ASIC (computador específico para mineração) para o Monero pela Bitmain, o que levaria a centralização da rede.

Não sabemos qual o interesse dessas empresas em financiar um protocolo que será escrito do zero. Aparentemente o custo será alto, pelo menos 13 vagas de emprego foram abertas no site oficial, 16 pessoas já contribuem.

Apesar das plataformas de ICO não serem uma novidade, a equipe da Tari promete melhorias na escalabilidade e segurança.

Vamos ficar de olho no projeto e ver se ele vingará.