Tiago Reis, fundador da Suno, influencer e especialista em atacar o bitcoin falou mais uma vez sobre a criptomoeda e passou vergonha novamente.
Em um shorts publicado em seu canal pessoal do Youtube, Tiago afirmou “quem mais vai ganhar com criptomoeda foi um gênio chamado Satoshi Nakamoto”. Segundo a tese do fundador da Suno, Satoshi estaria vendendo bitcoins para o mercado e por isso ele seria o maior beneficiado pela existência de sua criação.
“Mas se a gente for frio e racional, desde que ele criou ele não é comprador, ele por definição é vendedor…
Se você acha que Satoshi é um gênio, saiba que ele está vendendo e não está comprando. Porque tinha lá um número X de moedas, como é que ele vai comprar mais? Ele provavelmente deve estar venddo”.
Inclusive, Reis diz que Satoshi poderia ter vendido bitcoins para brasileiros, confira o vídeo:
Tiago Reis está equivocado em diversas maneiras
São tantos os pontos errados na pequena fala de 40 segundos de Reis que se torna difícil refutar um por um.
Primeiramente, o próprio Tiago afirma que não conhecemos a identidade de Satoshi, portanto seria improvável sabermos sua real fortuna em bitcoins.
Apesar disso, um estudo de 2013 conseguiu identificar alguns padrões na mineração desde o começo da criptomoeda, que levaram a estimar a fortuna de Satoshi na casa de 1 milhão de bitcoins ou mais de 200 bilhões de reais (exatos R$225.520.715.000,00 na cotação atual).

Pelo que podemos ver no blockchain, os bitcoins do criador da criptomoeda estão inalterados há mais de uma década. Portanto, todas as evidências indicam que Satoshi não é comprador ou vendedor e sim um holder.
Então quem está vendendo bitcoin? O bitcoin só terá 21 milhões de unidades, mas todas elas não foram feitas no mesmo momento da criação do ativo ativo digital, como dá a entender Tiago Reis.
O processo de mineração permite que qualquer pessoa possa ganhar bitcoins, isso porque a emissão da criptomoeda durará até ~2140. Logo, quem está vendendo os bitcoins são os mineradores. Na verdade, atualmente esses mineradores geralmente preferem guardar parte dos bitcoins e captar a juros baixos, visto que a valorização anual do bitcoin paga os juros e também o principal facilmente.
Quem mais vai ganhar com criptomoedas?
Respondendo a primeira pergunta do shorts, quem vai ganhar com as criptomoedas é a liberdade.
Sim, pessoas na Venezuela, Cazaquistão, Argentina e diversos outros locais onde a segurança jurídica é incerta e o governo desvaloriza ou simplesmente rouba o dinheiro da população, que olha o bitcoin como uma saída.
O fundador da Suno não entendeu que a melhor maneira de proteger o patrimônio de órgãos estatais é usando a matemática e criptografia, dois conceitos que a canetada de um burocrata em Brasília não vai conseguir desfazer.
Tiago Reis e “o sonho das cripto moedas”
Reis é um crítico de longa data do mercado de moedas digitais, no começo de 2018 ele tuitou que “o sonho das cripto moedas” tinha acabado. “Pode até subir um pouco, mas a maioria delas jamais retornará ao topo histórico.”, disse.
Em dezembro de 2020, após o bitcoin já ter quebrado novas altas históricas, o investidor tradicional sugeriu que estava estudando como apostar contra o mercado. “Existem puts de 5 anos de criptomoedas?”, perguntou ele novamente usando o Twitter.
Pelo bem da sua carteira de investimentos, esperamos que ele não tenha descoberto alguma forma de apostar contra o bitcoin ou outras criptomoedas que enxergaram um crescimento significativo de 2020 a 2022.
Na época, o CEO da Foxbit chegou a propor uma aposta em relação ao preço do BTC, mas Tiago deixou claro que não fecharia o acordo.