Tiago Reis, fundador da Suno, influencer e especialista em atacar o bitcoin falou mais uma vez sobre a criptomoeda e passou vergonha novamente.

Em um shorts publicado em seu canal pessoal do Youtube, Tiago afirmou “quem mais vai ganhar com criptomoeda foi um gênio chamado Satoshi Nakamoto”. Segundo a tese do fundador da Suno, Satoshi estaria vendendo bitcoins para o mercado e por isso ele seria o maior beneficiado pela existência de sua criação. 

“Mas se a gente for frio e racional, desde que ele criou ele não é comprador, ele por definição é vendedor… 

Se você acha que Satoshi é um gênio, saiba que ele está vendendo e não está comprando. Porque tinha lá um número X de moedas, como é que ele vai comprar mais? Ele provavelmente deve estar venddo”.

Inclusive, Reis diz que Satoshi poderia ter vendido bitcoins para brasileiros, confira o vídeo:

Tiago Reis está equivocado em diversas maneiras

São tantos os pontos errados na pequena fala de 40 segundos de Reis que se torna difícil refutar um por um. 

Primeiramente, o próprio Tiago afirma que não conhecemos a identidade de Satoshi, portanto seria improvável sabermos sua real fortuna em bitcoins.

Apesar disso, um estudo de 2013 conseguiu identificar alguns padrões na mineração desde o começo da criptomoeda, que levaram a estimar a fortuna de Satoshi na casa de 1 milhão de bitcoins ou mais de 200 bilhões de reais (exatos R$225.520.715.000,00 na cotação atual). 

Pelo que podemos ver no blockchain, os bitcoins do criador da criptomoeda estão inalterados há mais de uma década. Portanto, todas as evidências indicam que Satoshi não é comprador ou vendedor e sim um holder. 

Então quem está vendendo bitcoin? O bitcoin só terá 21 milhões de unidades, mas todas elas não foram feitas no mesmo momento da criação do ativo ativo digital, como dá a entender Tiago Reis.

O processo de mineração permite que qualquer pessoa possa ganhar bitcoins, isso porque a emissão da criptomoeda durará até ~2140. Logo, quem está vendendo os bitcoins são os mineradores. Na verdade, atualmente esses mineradores geralmente preferem guardar parte dos bitcoins e captar a juros baixos, visto que a valorização anual do bitcoin paga os juros e também o principal facilmente. 

Quem mais vai ganhar com criptomoedas?

Respondendo a primeira pergunta do shorts, quem vai ganhar com as criptomoedas é a liberdade.

Sim, pessoas na Venezuela, Cazaquistão, Argentina e diversos outros locais onde a segurança jurídica é incerta e o governo desvaloriza ou simplesmente rouba o dinheiro da população, que olha o bitcoin como uma saída. 

O fundador da Suno não entendeu que a melhor maneira de proteger o patrimônio de órgãos estatais é usando a matemática e criptografia, dois conceitos que a canetada de um burocrata em Brasília não vai conseguir desfazer.

Tiago Reis e “o sonho das cripto moedas”

Reis é um crítico de longa data do mercado de moedas digitais, no começo de 2018 ele tuitou que “o sonho das cripto moedas” tinha acabado. “Pode até subir um pouco, mas a maioria delas jamais retornará ao topo histórico.”, disse.

Em dezembro de 2020, após o bitcoin já ter quebrado novas altas históricas, o investidor tradicional sugeriu que estava estudando como apostar contra o mercado. “Existem puts de 5 anos de criptomoedas?”, perguntou ele novamente usando o Twitter.

Pelo bem da sua carteira de investimentos, esperamos que ele não tenha descoberto alguma forma de apostar contra o bitcoin ou outras criptomoedas que enxergaram um crescimento significativo de 2020 a 2022.

Na época, o CEO da Foxbit chegou a propor uma aposta em relação ao preço do BTC, mas Tiago deixou claro que não fecharia o acordo.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.