O Mercado Bitcoin é hoje a maior corretora de criptomoedas da América Latina, ela sozinha registrou 21,5% do total de bitcoins negociados no Brasil em 2020. Sua sede atual é em São Paulo e foi formalizada como empresa em 2013. Mas a criação do site Mercado Bitcoin data desde 2011, quando foi criado por Leandro Marciano César.

Famosa thread do "Problema do Mercado Bitcoin" no fórum BitcoinTalk.
Famosa thread do “Problema do Mercado Bitcoin” no fórum BitcoinTalk.

Devido a problemas relacionados ao Bitcoin Rain, um suposto golpe de pirâmide também criado por Leandro, ele vendeu a corretora para outros investidores ainda em 2013, quando foi formalizada. Por conta do caso, o Mercado Bitcoin passou a ser réu em um processo de 2,2 mil bitcoins de supostas vítimas, mas um recente relatório de perícia sugeriu que não havia evidência de que a corretora tenha atuado na gestão do possível esquema ponzi.

A cadeira de CEO ainda mudou outra vez mais recentemente, estando hoje não mais com Rodrigo Batista, que foi o diretor-executivo até 2019, mas com Reinaldo Rabelo. A equipe conta com 189 funcionários, de acordo com a página oficial no LinkedIn.

A corretora conta hoje, além das criptomoedas negociadas na plataforma básica, com alternativas de diversificação em tokens de precatórios, tokens de consórcios e do Vasco Token.

tokens mercado bitcoin

Os tokens de utilidade Chiliz e WibX também acabam contando como um diferencial do Mercado Bitcoin, levando em conta que não são negociadas por nenhuma outra exchange nacional.

A pioneira no país é também uma das corretoras que contam com um dos aplicativos mais baixados de celular para facilitar as negociações de criptomoedas aos seus mais de 2 milhões de clientes.

Mercado Bitcoin gráfico

O gráfico do Mercado Bitcoin revela o preço da principal criptomoeda ao longo do tempo de acordo com as negociações feitas na corretora. Veja abaixo como anda o preço do bitcoin em tempo real:

Criptomoedas aceitas: 

Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Chainlink, Litecoin, Pax Gold, USDC, XRP, WibX e Chiliz.

O Mercado Bitcoin é confiável?

Apesar de pioneira no mercado de bitcoin no Brasil, seu criador Leandro César basicamente sumiu do mapa e deixou dúvidas em relação a seu site. Por conta do histórico, que pesa muito na minha tomada de decisão, possuo um nível de confiança baixíssimo no Mercado Bitcoin.

No entanto, os outros dados disponíveis em relação à corretora são positivos, como nota de 8,6 no Reclame Aqui e o selo de RA1000 (empresa destaque de atendimento na plataforma). A corretora também conta com o selo BTI Verified da Blockchain Transparency Institute, que indica que o instituto atestou a veracidade do volume divulgado pela Mercado Bitcoin após auditar ordens executadas.

De acordo com a empresa, o estudo da BTI também levou em conta a governança e transparência para afirmar que o Mercado Bitcoin seria uma das 25 exchanges mais confiáveis do mundo.

Como funciona o Mercado Bitcoin?

Para começar a usar o Mercado Bitcoin basta criar uma conta e realizar a verificação de documentos, essa etapa de KYC (Conheça Seu Cliente) é padrão de todas as corretoras de investimento.

Como comprar bitcoin no Mercado Bitcoin

Após verificar sua conta, você vai precisar fazer um depósito de reais, ou seja, realizar uma transferência bancária para os dados bancários que aparecem no botão “Depositar BRL”. Lembrando que só são aceitos depósitos vindos de uma conta de sua titularidade.

O depósito deverá ser verificado e aparecerá em sua conta até no máximo o próximo dia útil, mas no geral deve acontecer em alguns minutos.

A compra pode ser realizada de duas formas, ou a mercado – aceitando as melhores ordens de venda disponíveis no momento ou com ordem passiva. Se preferir compras instantâneas, é só clicar em “Comprar e vender”, escolher a quantidade e confirmar a negociação.

Já se o objetivo é conseguir uma cotação melhor, acreditando em um movimento de mercado favorável, deve clicar em “Painel de negociação” para criar uma ordem de compra passiva.

Não esqueça que as corretoras não são os melhores locais para guardar suas criptomoedas, portanto é recomendável que se realize o saque de bitcoin para uma carteira pessoal onde somente você tenha posse da chave privada (backup da carteira).

O saque pode ser feito clicando em “Enviar” na aba “Movimentar BTC” à esquerda da plataforma. Insira o endereço de recebimento da sua carteira pessoal e confirme a transferência para sacar o saldo para de fato ter a posse de seus bitcoins.

Como vender bitcoin no Mercado Bitcoin

Para usar a corretora como plataforma de venda, o caminho é o inverso, mas tão simples quanto. Clique em “Receber” e leia as regras de depósito para Bitcoin. Note que o valor mínimo para transferir para o Mercado Bitcoin é 0.0005 BTC, e o envio de valores menores será perdido.

Da mesma forma que a compra, a venda poderá ser feita de forma ativa (à mercado) ou passiva (ordem limite) no painel de negociação.

Já para o saque em reais, será preciso o cadastro de uma conta bancária vinculada a seu CPF ou CNPJ do cadastro. Depois clique em “Selecionar ativo” para trocar o BTC por BRL – Real, então finalmente poderá realizar seu saque na moeda nacional.

Digite o valor desejado para a transferência e clique em “Solicitar saque”. A transferência é feita em no máximo 3 dias úteis.

Taxas

Nas principais comunidades de Bitcoin no Brasil, essa corretora é frequentemente criticada pelas suas altas taxas de corretagem e saque.

Apesar do seu alto volume, negociar criptomoedas no Mercado Bitcoin acaba se tornando uma atividade muito cara quando se leva em consideração as taxas. Isso é demonstrado de forma visual e em tempo real pelo comparador de preços Biscoint, que geralmente mostra a corretora em uma das últimas posições.

A taxa das ordens ativas são de 0,7% e as passivas de 0,3%. Vale notar que há uma nova política de desconto nessas taxas, que podem diminuir significativamente a taxa ativa para até 0,3% e a passiva para 0,02%, mas para isso o volume negociado nos últimos 30 dias deve ser muito alto.

Já as taxas de saque em real são de R$ 2,90 mais 1,99%, enquanto as taxas de criptomoedas podem variar de acordo com o congestionamento de cada rede. Mas você pode checar como elas estão atualmente na página “Taxas, Comissões e Limites“. No momento em que esse review estava sendo escrito, a taxa para retirar bitcoins da plataforma era de 0.0004 btc.

  • Ordens ativas: 0,7%
  • Ordens passivas: 0,3%
  • Saque em real: R$ 2,90 + 1,99%

Informações adicionais

Nº de funcionários: 189

Linkedin: Mercado Bitcoin

Avaliação no Facebook: 3,2 de 5

Avaliação no Google: 3 de 5

Endereço: R. Olimpíadas, 205 – Conj. 41 – Vila Olimpia, São Paulo – SP, 01455-000

Site: Mercadobitcoin.com.br

Telefone: (11) 3135-7695

Fundação: 2013

CEO: Reinaldo Rabelo

Veja abaixo as notas que nós demos para os principais aspectos da plataforma.

6.3
Score

Pros

  • Alto volume
  • Alta liquidez
  • Aplicativo para celular

Cons

  • Altas taxas
  • Histórico complexo
  • Falta de funcionalidades
Atendimento (nota do Reclame Aqui)
8.6
Liquidez no mercado brasileiro
10
Taxas
3
Funcionalidades
5
Confiança
5