Você já ouviu falar de Wibx como um esquema que pode te enriquecer rapidamente? Mas será que é isso mesmo? Se você concorda que devemos analisar todo novo projeto com muito ceticismo, leia esse artigo até o final.

Alguns influenciadores digitais parecem estar aumentando a proporção do que esse projeto realmente significa. Portanto confira nossa análise e não deixe de comentar a sua opinião.

Qual conteúdo que você vai ver aqui?

  • O que é Wibx?
  • Wibx foi um bom ICO?
  • Wibx é confiavel?
  • Wibx é pirâmide?
  • Onde comprar Wibx?
  • Vale a pena investir na Wibx?

O que é a Wibx?

Criada há 5 anos, a Wibx surgiu como uma proposta de ser um programa de afiliação semelhante ao Multiplus. Depois ela foi adaptada pelo sócio-fundador Pedro Alexandre, que começou a estudar a tecnologia blockchain.

A nova ideia é que as marcas que desejam investir em publicidade depositem tokens de Wibx na plataforma Wiboo, e os clientes fiéis da marca ganham esses tokens ao divulgar a empresa nas redes sociais.

Usando a tecnologia blockchain, a plataforma acompanha a eficiência da divulgação do usuário, a fim de recompensá-lo de forma justa. Depois de conseguir esses tokens, eles podem ser usados em um marketplace chamado Wiboo, ou ser trocado por dinheiro no Mercado Bitcoin, exchange parceira da Wibx.


Conheça o maior relatório técnico sobre o Bitcoin no Brasil e entenda tudo sobre a criptomoeda mais famosa do mundo


Wibx foi um bom ICO?

A proposta é bem simples e isso é um ponto positivo. No site ICOHolder, onde usuários avaliam e classificam ICOs, faltam informações sobre a Wibx, não tem nota disponível, apenas 6 avaliações positivas, nenhuma negativa e nenhum comentário. Já no TopICOList, a nota da Wibx são 3 estrelas de 5.

Também vale notar que apesar da Wibx ter bastante propaganda, levando até mesmo o Whindersson Nunes a divulgá-la, as redes sociais andam bem vazias, o que é um péssimo sinal.

Nota-se que o github, onde os desenvolvedores do projeto organizam o código da criptomoeda, está mostrando pouca atividade. Porém é importante lembrar que, apesar de muito usado, número de commits no github não é um bom critério para análise de criptomoedas, nem sempre mais é melhor, depende de como os desenvolvedores gostam de trabalhar.

A Wibx tem uma oferta total de 12 bilhões de tokens, e estava vendendo a unidade por 0,034 centavos de dólar. Ou seja, o preço do negócio inteiro seria R$1.698.381.600,00.

Quase 1,7 bilhão de reais me parece um pouco esticado para a criptomoeda brasileira, levando em conta por exemplo, a precificação dada a Eletropay no SharkTank, de 16 milhões de reais.


++ Não sabe o que é ICO? A gente te explica tudo


Wibx é confiável?

Edizon Basseto, chefe de tecnologia da Wibx, é engenheiro de computação formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Acredito que seja o nome de maior peso para dar credibilidade ao projeto.

No ITA ele escreveu um trabalho acadêmico intitulado “Wibx: Tornando Contratos Inteligentes Ainda Mais Inteligentes“, onde descreve os resultados de pesquisa sobre uma técnica para automaticamente detectar vulnerabilidades de segurança de contratos inteligentes baseados em Ethereum.

A criptomoeda foi capa da revista Isto É, além de aparecer na Veja, Época, entre outras. Além disso, Cássio Rosas, líder de marketing da Wibx, destacou que de 19 tentativas no Brasil de ICO, a única a passar inteira pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi a Wibx.

Wibx é pirâmide?

De cara não parece ser uma pirâmide, a Wibx não possui sistemas de afiliados, nem sequer é uma plataforma de investimentos, se você for um usuário comum, seu objetivo é compartilhar campanhas de marcas em troca de tokens.

Já se seu objetivo é vender anunciar produtos e serviços, você pode aceitar o token como forma de pagamento ou investir um valor para que seus clientes compartilhem sua marca. Os lojistas não esperam recompensas em dinheiro na Wiboo.


++ Temos um podcast só sobre Pirâmides Financeira, quer escutar?


Como comprar?

Considerando que o ICO já passou, você deve esperar até o lançamento em novembro do token na exchange Mercado Bitcoin.

Comprar no P2P de alguém que já adquiriu no período de ICO é algo não recomendado pelo próprio site da Wibx.io, provavelmente porque acontece muitos golpes no mercado P2P.

Vale a pena investir na Wibx?

Levando em conta a oferta total de 12 bilhões de tokens, e um preço inicial de 0,034 centavos de dólar, a Wibx estaria “se vendendo” como se fosse ter um valor de mercado de 1,7 bilhão de reais.

Esse valor a colocaria na 25ª posição no Coinmarketcap, ou seja, você estará pagando o preço de uma moeda top 25, antes dela chegar nessa posição, se é que um dia ela vai chegar. Apenas para exemplificar, projetos bastante conhecidos e com muito mais tempo de estrada, como ZCash e Decred, ocupam a posição 30 e 39, respectivamente.

Então eu, pessoalmente, não acredito que vale a pena comprar perto desse preço, principalmente se você pensa em comprar esperando uma valorização absurda (como vi youtubers querendo que você acredite que terá).

Se você gostou da proposta do projeto, então acho melhor utilizá-lo do jeito que ele se apresenta, como uma ferramenta de divulgação de empresas para ganhar pequenas recompensas.


Saiba como ganhar criptomoedas de graça entendendo o que são faucets!


Conclusão

Pessoalmente eu não me interessei em usar Wibx, mas a proposta é interessante para algumas pessoas e pode funcionar, afinal os consumidores dão mais atenção a indicações de amigos e parentes do que para anúncios de TV, por exemplo.

Acredito que os empreendedores cada vez mais vão procurar investir para recompensar os clientes que divulgam informalmente seus negócios, e a Wiboo pode ser uma alternativa para isso.

A Wibx em si não tem semelhanças com ponzi ou um esquema fraudulento, não há promessas de dinheiro fácil na proposta dessa criptomoeda brasileira.

Mas você deve se atentar às pessoas que tentam te vender esse token, enquanto eu pesquisava encontrei vários que compraram no ICO e querem vender por um preço mais elevado, a propaganda é que o token vai se valorizar absurdamente, sempre usando a história do Bitcoin em seu início.

Caso você ainda não tenha garantido suas primeiras frações de Bitcoin, você pode criar sua conta na Coinext de maneira rápida e simples e comprar em poucos minutos.

Na verdade não há qualquer garantia do sucesso do projeto, muito menos de uma grande valorização do token. Nem muito menos vejo uma relação com o início do Bitcoin e seu grande sucesso hoje.


Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br