Cointimes

Uma cabeça da Hydra foi cortada, mas outras surgiram na darknet

Dragão de três cabeças

O último relatório publicado pela Chainalysis mostrou que o depósito de criptomoedas em mercados na darknet aumentou consideravelmente após o fechamento da Hydra, provando mais uma vez a lenda de que as cabeças da Hydra se regeneram.

No dia 5 de abril de 2022, o então maior mercado ilegal on-line ativo havia sido derrubado pelas autoridades alemãs, que foram capazes de confiscar mais de 500 bitcoins dos operadores.

A seguinte imagem era a única coisa que aparecia no site após a operação policial contra o mercado que permitia a negociação de dados roubados, e aluguel de hackers para realizar furtos (configurando um mercado vermelho).

Mensagem da Polícia alemã

No entanto, apesar da operação bem sucedida, outras “cabeças da Hydra” começaram a crescer. A empresa de análise de dados on-chain Chainalysis reportou em relatório publicado na terça-feira (16) que o número de depósitos em darknet markets (DNM) começou a subir depois do episódio.

Depósitos em darknet markets por ano

De acordo com os pesquisadores da empresa, o aumento representa “a mudança de fornecedores e clientes da Hydra para novos mercados, em busca de um substituto”. No entanto, houve um declínio relevante na receita dos mercados ilegais em geral mostra um impacto tangível da crescente capacidade das autoridades policiais de combater o crime baseado em cripto, segundo a Chainalysis.

Outro gráfico disponibilizado no estudo foi justamente a receita geral dos mercados clandestinos, que foi significativamente afetada não só por uma suposta menor atividade, mas também pela queda da cotação das criptomoedas.

Valor mensal recebido por darknet markets por ano

Saindo apenas do escopo de mercados clandestinos, e englobando todo tipo de atividade ilícita percebido on-chain, como golpes e hacks, a principal descoberta do recente estudo foi que os crimes com criptomoedas diminuíram em 15% em 2020.

A queda de preços parece explicar, por exemplo, a diminuição da receita de golpes em geral. Segundo a Chainalysis: “A receita total de scams em 2022 está atualmente em US $1,6 bilhão, 65% menor do que no final de julho de 2021”.

Relação entre o preço do BTC e receita de golpes e fraudes com criptomoedas.
Relação entre o preço do BTC e receita de golpes e fraudes com criptomoedas.

“Também colocamos a hipótese de que novos usuários inexperientes, mais propensos a cair em fraudes, são menos prevalentes no mercado agora que os preços estão diminuindo, ao contrário de quando os preços estão subindo e eles são atraídos pela propaganda e pela promessa de retornos rápidos.”, escreveram os autores do estudo.

Número cumulativo de depósitos mensais em golpes por ano.
Número cumulativo de depósitos mensais em golpes por ano. A diferença entre 2022 e os anos passados é notável.

Caso queira saber mais informações detalhadas sobre o estado da atividade ilícita com criptomoedas, leia o relatório completo da Chainalysis.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!