O uso do bitcoin como moeda digital para pagamentos caiu significativamente, de acordo com os números decorrentes da Bitpay, um dos principais processadores de pagamentos de criptomoedas.

Embora a maioria das compras tenha sido feita com bitcoin em 2020, essa dominância diminuiu, abrindo espaço para outros tokens e moedas, como ethereum e stablecoins, entrarem na cena de pagamentos com cripto.

Uso de bitcoin para pagamentos está caindo, mostra Bitpay

O uso do BTC como moeda de pagamentos digitais diminuiu desde 2020. Essa foi a conclusão que a Bitpay, um dos principais processadores de pagamentos baseados em criptomoedas, teve ao revisar os números que o mercado deixou no ano passado.

A Bitpay disse à Bloomberg que a dominância do bitcoin para compras em sua plataforma caiu de 93% em 2020 para 65% em 2021. Essa perda de quase um terço da sua participação tem relação com a entrada de outras moedas no âmbito de pagamentos.

A ascensão das stablecoins e a popularidade do Ethereum no ano passado também chegaram à arena de pagamentos. A Bitpay explicou que os usuários da plataforma pagaram 15% das compras com ether, enquanto as stablecoins representam 13% dos pagamentos no ano passado. Outros recém-chegados como shiba inu, dogecoin e litecoin responderam por 3% dos pagamentos.

Pagamentos de criptomoedas, em geral, estão aumentando

Enquanto o uso de bitcoin para fazer pagamentos diminuiu durante 2021, o uso de criptomoedas para pagamentos, em geral, conseguiu aumentar. O volume total de pagamentos que a Bitpay fez em 2021 apresentou um aumento de 51%.

O crescimento do uso da Bitpay provavelmente se deu pela popularização das criptomoedas e também pela alta de preços que o mercado experimentou no ano passado. Sobre isso, o CEO da Bitpay, Stephen Pair, afirmou:

“Nosso negócio vai e vem até certo ponto com o preço, quando o preço cai, as pessoas tendem a gastar menos. [Mas] não experimentamos tanto declínio no volume com essa retração recente.”

A Bitpay, sendo uma das empresas de pagamentos de criptomoedas mais reconhecidas e gerenciando grandes volumes de vendas, ainda é ofuscada por empresas de pagamentos tradicionais como Visa e Paypal. Mas para Pair, o campo é jovem e a empresa está em uma posição muito boa para o futuro. Ele declarou:

“Nós realmente gostamos de onde estamos estrategicamente. Este espaço ainda é muito jovem. Muito disso tem a ver com o que pensamos sobre o tempo. Nos próximos dois anos, provavelmente veremos um crescimento muito substancial.”

Outras empresas tradicionais também entraram na competição por pagamentos com cripto. O Paypal anunciou que começaria a processar pagamentos baseados em criptomoedas em março.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br