Cointimes

Vasil, o hardfork da Cardano, pode ser uma virada decisiva para a plataforma

Cardano ADA

Enquanto os principais protocolos estão passando por atualizações sérias, o hardfork da Cardano parece ser um dos mais aguardados.

O Vasil, que visa melhorar o desempenho da Cardano, parece estar cada vez mais próximo, mas o que isso pode significar para a rede?

A próxima atualização é chamada de Vasil, nomeada em homenagem ao matemático búlgaro Vasil Dabov, um membro proeminente da comunidade Cardano. O plano é introduzir cinco grandes melhorias na rede. 

As Propostas de Melhoria da Cardano (CIP) são:

  • O CIP-31 visa facilitar mais acesso às informações armazenadas na rede sem se preocupar com a rotatividade geral associada aos gastos e à recriação de UTXOs;
  • O CIP-32 visa restaurar uma situação em que os dados são anexados aos resultados de uma maneira conceitualmente simples;
  • O CIP-33 visa permitir que os scripts de referência sejam anexados aos resultados e que sejam utilizados para satisfazer os requisitos do script através do processo de validação, e para não exigir transações de gastos para fazê-lo;
  • O CIP-40 visa introduzir um novo tipo de transação de saída conhecida como Collateral Outputs (Saídas Colaterais);
  • O último CIP, chamado Diffusion Pipelining, tem como objetivo melhorar a escalabilidade geral da rede.

O Vasil será uma virada decisiva?

Esta pergunta é obviamente muito difícil de responder, dada a complexidade por trás do lado técnico de um hardfork, bem como sua importância no roadmap da rede.

Há muitas atualizações pelas quais a rede passou, mas a que fez toda a comunidade esperar em antecipação foi o Alonzo, que possibilitou a capacidade de contratos inteligentes sobre o protocolo e o transformou em uma blockchain que os desenvolvedores podem usar para construir aplicações descentralizadas. Isto aconteceu em 13 de setembro.

O Vasil, por outro lado, visa introduzir funcionalidades e recursos orientados para melhorar os parâmetros centrais da rede e torná-la mais escalável e utilizável. Em termos de ser uma virada decisiva, no entanto, é provável que ele não possa ser comparado ao Alonzo.

Grandes atualizações, como o Vasil, estão associadas a uma volatilidade no preço da criptomoeda nativa, na maioria das vezes. É provável que desta vez não seja uma exceção.

Entretanto, vale mencionar que a atualização em si já foi adiada algumas vezes. A proposta em si foi apresentada em 28 de junho de 2022, mas em 29 de julho, Kevin Hammond, gerente técnico da IOG (empresa responsável pelo desenvolvimento da Cardano), alertou os usuários sobre mais um atraso.

Saiba mais: Próximo Hardfork da Cardano, Vasil, é postergado novamente

O problema aqui é que a linha do tempo para a atualização da rede está longe de ser precisa e, neste ponto, os atrasos não são surpreendentes, segundo fontes oficiais, a atualização deveria ter acontecido em maio.

Levando em conta todos esses pontos, parece bastante improvável que a atualização provoque qualquer mudança significativa no preço do ADA.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading