Cointimes

Volatilidade de moedas fiat fazem o bitcoin parecer uma stablecoin

Libra Esterlina GBP

Gabor Gurbacs acredita que a alta volatilidade das moedas fiduciárias, como é o caso da Libra Esterlina, consolidam o bitcoin como hedge patrimonial e podem ajudar em sua adoção;

Robin Brooks disse que “as mesas foram viradas” e as dinâmicas de valor estão mudando no mercado tradicional.

Volatilidade da Libra Esterlina demonstra fraqueza das moedas fiat

Gabor Gurbacs, conselheiro de estratégia da gigante de investimentos, VanEck, acredita que uma janela de oportunidade para a adoção do Bitcoin (BTC) no Reino Unido esteja se abrindo, graças à alta volatilidade da Libra Esterlina (GBP) que faz com que “o btc pareça uma stablecoin”.

Nos últimos meses, diversas moedas fiduciárias, antes fortes, vêm perdendo poder de compra em relação ao dólar norte-americano de forma significativa. Entre elas estão o GBP, EUR e JPY.

GBP perde força e BTC pode ser alternativa

Nesta semana, por exemplo, o par GBP/USD atingiu mínimas históricas em US $1,03 no mercado de forex.

“O Reino Unido será ‘orange-pilled’ muito rapidamente, dada a volatilidade da GBP”, previu Gurbacs. O termo utilizado faz referência ao filme Matrix, onde Morpheus oferece a Neo duas pílulas: vermelha e azul; como opção de escolha entre enxergar a verdade e mudar sua vida (pílula vermelha ou red pill), ou continuar vivendo a ilusão criada pelo sistema com a pílula azul (blue pill). Alguns entusiastas do bitcoin utilizam a ideia da pílula laranja por conta da cor de identidade visual do BTC.

“Dado que o Reino Unido está agora fora do aparato burocrático da União Europeia, [ele] terá outra chance de se tornar um pólo de Bitcoin. Acho que os líderes do Reino Unido usarão essa oportunidade razoavelmente bem.”

De acordo com dados do chefe de pesquisa da CoinShares, James Butterfill, o volume de negociação para o par BTC/GBP nas exchanges Bitstamp e Bitfinex, geralmente no valor combinado de US $70 milhões por dia, atingiu um recorde de gigantes US $881 milhões em 26 de setembro – um aumento de mais de 1.150%. O que reflete o interesse pela troca entre ambos.

Volume de negociação GBP/BTC

O aumento recorde de volume ocorreu durante um movimento de alta de preço, o que também demonstra, não só um interesse em negociar o par, mas fazê-lo em favor do bitcoin.

Butterfill argumentou que isso mostrava que “quando uma moeda FIAT é ameaçada, os investidores começam a favorecer o Bitcoin”.

Gabor Gurbacs também comentou que muitos bancos centrais e grandes empresas estão começando a entender que, assim como o ouro, o BTC pode ser uma reserva de proteção patrimonial.

A mesa está virando

Além da mudança em direção ao Bitcoin, Robin Brooks, economista-chefe do Instituto de Finanças Internacionais, declarou esta semana que: “Mercados Emergentes como Brasil e México estão superando as moedas do G10 no acumulado do ano em relação ao dólar. Este é um grande pivô nos mercados globais sem precedentes. A política monetária dos MEs é hoje mais ortodoxa do que nas economias avançadas.”

Dados da Bloomberg mostram que de 31 de dezembro de 2021, até 26 de setembro de 2022, apenas o BRL e o MXN apresentaram retorno positivo em relação ao USD, entre todas as outras moedas fiduciárias.

Moedas fiat perdem em relação ao dólar, mas o real e MXN tem resultados positivos.
Gráfico da Bloomberg

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading