Enquanto o bitcoin se torna menos sensível aos dados econômicos, sua volatilidade em relação aos mercados de ações, como a Nasdaq e o S&P, está em declínio.
Embora o Bitcoin (BTC) continue a se mover na mesma direção que os mercados convencionais, nas últimas semanas, o ativo tem mostrado uma resistência ao dólar norte-americano mais forte.
Como publicado no sábado (22) pelo Cointimes, o Bitcoin está relativamente estável com seu preço em baixa, enquanto as ações e commodities continuam a cair. A principal criptomoeda por capitalização de mercado está com volatilidade similar até mesmo à da libra esterlina, moeda britânica.
Além disso, a volatilidade do Bitcoin em 20 dias agora é menor que a do S&P 500 e dos índices de ações Nasdaq pela primeira vez desde 2018, de acordo com dados publicados pela Kaiko na segunda-feira, 24 de outubro.
Saiba mais: Baixa volatilidade no bitcoin pode acabar em breve
“Na primeira metade de 2022, as criptomoedas foram altamente reativas aos eventos macro do mercado, tais como a divulgação de dados sobre inflação, aumentos das taxas de juro e volatilidade do mercado acionista,” disse Clara Medalie, chefe de investigação de Kaiko.
“A correlação do Bitcoin com a Nasdaq e o S&P 500 atingiu recordes alguns meses atrás, à medida que os mercados financeiros globais entraram num período de alta volatilidade,” explicou ela.
O coeficiente de correlação do Bitcoin com o S&P 500 tem pairado entre 0,5 e 0,6 durante os últimos três meses, o que é relativamente elevado em comparação com os dados históricos, mas os traders esperam que o ativo digital comece a se distanciar das ações.
As criptomoedas, de modo geral, tornaram-se menos reativas à divulgação de dados econômicos sensíveis, acrescentou Medalie, o que poderia explicar a queda da volatilidade em relação aos mercados acionistas.
Em particular, a volatilidade do Bitcoin frequentemente está abaixo da volatilidade da Nasdaq, bolsa de valores norte-americana composta de ações de tecnologia mais arriscada, que tende a ter uma associação mais forte com o mercado de criptomoedas.
O analista de cripto TechDev observou no Twitter a conexão mais próxima entre o BTC e as análises de Bollinger semanais da Nasdaq, essa ferramenta de análise técnica possui uma forte relação com a volatilidade, possibilitando, a comparação com os níveis de preços dentro de um determinado período de tempo. Ele disse:
“As análises de Bollinger recentes do BTC/NASDAQ são as mais parecidas em toda a história da #Bitcoin. O preço vs. NASDAQ atingiu o pico do último impulso do BTC em abril de 2021, e tem se consolidado durante a correção de 1 ano e meio.”
Leia também: