Com a retirada das taxas de negociação, o volume de bitcoin negociado na Binance já domina 17,34% de todo o mercado, ultrapassando os US $8 bilhões e levanta questionamentos.
Volume de Bitcoin na Binance subiu agressivamente
Algumas contas no Twitter começaram a reportar um aumento muito significativo do volume de BTC negociados à vista na exchange Binance.

A Binance é uma das líderes globais em volume de negociação, não só do bitcoin, mas também de outros ativos. Apesar disso, o volume normalmente é bem diluído entre outras plataformas, mas a tarde desta sexta-feira (08) viu o protagonismo da empresa de CZ ganhando 17,34% de todo o volume de bitcoin negociado em todo o mercado.

São mais de US $8 bilhões em bitcoin trocando de mãos… Ou pelo menos de contas na plataforma.
Wash Trade vs VIP; possíveis motivos para o aumento e volume de BTC
Alguns usuários começaram a especular sobre a anomalia a respeito do volume de bitcoin negociado, já que mesmo com um aumento tão significativo, o preço quase não se moveu. O fato do evento acontecer de forma tão localizada na Binance também chamou a atenção do mercado.
Uma das especulações diz respeito à possibilidade do volume de btc estar dominado por bots em uma prática conhecida como “wash trade”, ou algo como trade de lavagem, no português.
O wash trade pode ser utilizado com diversos objetivos. Um deles diz respeito à evasão fiscal, onde o trader troca o mesmo ativo diversas vezes entre múltiplas contas pertencentes a um mesmo investidor, simulando prejuízo nas operações, para obter desconto no ganho de capital. Esta é uma prática ilegal e criminosa, sujeita à pena em diversos países, inclusive no Brasil.
Outro objetivo do wash trade diz respeito ao marketing orgânico. Com o aumento de volume de forma tão agressiva, cria-se uma anomalia que gera notícias (como essa) e também destaque em plataformas de dados sobre o mercado, posicionando tanto o Bitcoin (BTC), como a Binance em lugares de destaque.
Essa prática foi muito utilizada por Charlie Lee e Coinbase com a Litecoin (LTC) em 2017.
No entanto, não parece ser o caso para a Binance, já que o CEO da empresa, Changpeng Zhao, se pronunciou publicamente no Twitter dizendo que:
“Acho que isso se deve a taxas zero e pessoas tentando ganhar níveis VIP. Excluiremos a negociação Btc dos cálculos VIP. Removendo todos os incentivos para wash trade. Anúncio com detalhes em breve.”
Think this is due to zero fees and people trying to gain VIP tiers. We will exclude Btc trading from VIP calculations. Remove all incentives to wash trade. Announcement with details coming shortly. https://t.co/5wm4uPAudX
— CZ 🔶 BNB (@cz_binance) July 8, 2022
De acordo com a explicação do empresário, o aumento do volume de bitcoin na Binance é devido à retirada de todas as taxas de negociação para o ativo, que pode ser comprado e vendido sem nenhum encargo extra – retirando essa receita da exchange.
Quanto mais volume é negociado por um mesmo investidor, mais ele sobe em “nível VIP”, ganhando benefícios na plataforma. Desta maneira, com as taxas em zero, os investidores são incentivados a comprar e vender instantaneamente, diversas vezes, aumento seu próprio volume de bitcoin negociado e sendo recompensado por isso.
Com a eliminação deste incentivo, CZ pode acabar com as suspeitas e os rumores, normalizando o volume de BTC no mercado.
Leia mais: