Com a retirada das taxas de negociação, o volume de bitcoin negociado na Binance já domina 17,34% de todo o mercado, ultrapassando os US $8 bilhões e levanta questionamentos.

Volume de Bitcoin na Binance subiu agressivamente

Algumas contas no Twitter começaram a reportar um aumento muito significativo do volume de BTC negociados à vista na exchange Binance.

Usuário o Twitter reportando aumento de volume de bitcoin na Binance.
Fonte: @Eric_BIGfund

A Binance é uma das líderes globais em volume de negociação, não só do bitcoin, mas também de outros ativos. Apesar disso, o volume normalmente é bem diluído entre outras plataformas, mas a tarde desta sexta-feira (08) viu o protagonismo da empresa de CZ ganhando 17,34% de todo o volume de bitcoin negociado em todo o mercado.

Binance lidera volume de BTC com 17,34% de dominância
Fonte: CoinMarketCap//BTC//market

São mais de US $8 bilhões em bitcoin trocando de mãos… Ou pelo menos de contas na plataforma.

Wash Trade vs VIP; possíveis motivos para o aumento e volume de BTC

Alguns usuários começaram a especular sobre a anomalia a respeito do volume de bitcoin negociado, já que mesmo com um aumento tão significativo, o preço quase não se moveu. O fato do evento acontecer de forma tão localizada na Binance também chamou a atenção do mercado.

Uma das especulações diz respeito à possibilidade do volume de btc estar dominado por bots em uma prática conhecida como “wash trade”, ou algo como trade de lavagem, no português.

O wash trade pode ser utilizado com diversos objetivos. Um deles diz respeito à evasão fiscal, onde o trader troca o mesmo ativo diversas vezes entre múltiplas contas pertencentes a um mesmo investidor, simulando prejuízo nas operações, para obter desconto no ganho de capital. Esta é uma prática ilegal e criminosa, sujeita à pena em diversos países, inclusive no Brasil.

Outro objetivo do wash trade diz respeito ao marketing orgânico. Com o aumento de volume de forma tão agressiva, cria-se uma anomalia que gera notícias (como essa) e também destaque em plataformas de dados sobre o mercado, posicionando tanto o Bitcoin (BTC), como a Binance em lugares de destaque.

Essa prática foi muito utilizada por Charlie Lee e Coinbase com a Litecoin (LTC) em 2017.

No entanto, não parece ser o caso para a Binance, já que o CEO da empresa, ​​Changpeng Zhao, se pronunciou publicamente no Twitter dizendo que:

“Acho que isso se deve a taxas zero e pessoas tentando ganhar níveis VIP. Excluiremos a negociação Btc dos cálculos VIP. Removendo todos os incentivos para wash trade. Anúncio com detalhes em breve.”

https://twitter.com/cz_binance/status/1545451961222324225

De acordo com a explicação do empresário, o aumento do volume de bitcoin na Binance é devido à retirada de todas as taxas de negociação para o ativo, que pode ser comprado e vendido sem nenhum encargo extra – retirando essa receita da exchange.

Quanto mais volume é negociado por um mesmo investidor, mais ele sobe em “nível VIP”, ganhando benefícios na plataforma. Desta maneira, com as taxas em zero, os investidores são incentivados a comprar e vender instantaneamente, diversas vezes, aumento seu próprio volume de bitcoin negociado e sendo recompensado por isso.

Com a eliminação deste incentivo, CZ pode acabar com as suspeitas e os rumores, normalizando o volume de BTC no mercado.

Leia mais:

Passfolio