Uma mensagem misteriosa andou circulando no WhatsApp nesses últimos dias e tem enganado milhares de brasileiros querendo cerveja de graça.

A mensagem nomeada de “HEINEKEN – FIQUE EM CASA” contém um link suspeito que promete “atender pedidos, distribuindo 4 barris de cerveja grátis” através do “Heineken Voucher“, que não passa de uma mentira.

“Responda este rápido questionário de 1 minuto e seja um dos felizes ganhadores de nossa promoção”. Tá, vai nessa.

O link pede para usuários preencherem dados, que são posteriormente armazenados pelos criminosos. Caso não esteja claro, O LINK É FALSO, NÃO CAIA NO GOLPE!

De acordo com o DFNDR Lab, equipe de segurança digital da PSafe, mais de 160 mil pessoas caíram no golpe. Pelo reconhecimento da marca, muitos não pensaram duas vezes antes de se inscrever no convincente golpe dos “barris gratuitos”.

Site colhe dados como idade e dados de cartões por “questionário seletivo”

O Barril é uma Mentira

Esse não é o primeiro, e nem será o último golpe que será espalhado na internet.

“As perguntas e o uso de marcas conhecidas tornam o golpe mais convincente, mas, no fim, o real intuito dos atacantes é roubar dados pessoais e financeiros das vítimas ou levá-las às páginas falsas para visualizar publicidade excessiva.”

Emilio Simoni, diretor to DFNDR Lab

Fique atento na internet! Se links suspeitos, por mais convincentes que sejam, oferecem muito “apenas em troca de seus dados”, suspeite de tudo!

O primeiro passo é de procurar no site oficial e redes sociais da marca, e mesmo assim, sempre seja cético. Em momentos de crise, o que não falta são oportunidades para criminosos.

Em contrapartida, o Coronavoucher não é uma fraude como o Heineken Voucher! É 100% oficial e distribuído pela Caixa Econômica Federal. Veja aqui se você se encaixa nos auxiliados:

+Coronavoucher: como resgatar benefício de R$600 a informais

Você também pode ganhar alguns bitcoins de graça e usar para comprar Heineken com a promoção Bitbônus, feita pela Bitfy em parceria com o Cointimes.

BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!