Anteriormente, nós explicamos a diferença entre corretoras e carteiras, mas agora vamos explicar porque você deve utilizar uma carteira.

Uma carteira de bitcoin nada mais é do que um par de chaves criptográficas, uma pública e uma privada. E a criptografia é o que garante que sua carteira é só sua, e ninguém mais pode ter acesso sem a sua permissão.

Mas também não é necessário conhecer os aspectos técnicos para utilizar sua própria carteira de bitcoin, existem aplicativos como a Bitfy que simplificam essa tarefa para você.

Seja seu próprio banco

Esse é a principal razão para você ter uma carteira de bitcoin, com ela, você vai garantir a posse única e garantida de algumas frações do único bem não confiscável do mundo.

Cointimes Awards

O protocolo Bitcoin garante que moedas só serão movidas por quem assinar corretamente a transação, o que faz da criptomoeda um ativo ao portador. “Suas chaves, suas moedas.”

Então, como garantir que essas criptomoedas são realmente apenas suas? Basta que apenas você tenha conhecimento da chave privada da sua carteira, por isso é importante que você tenha ela anotada fora da internet.

Já houveram casos de roubo de carteiras pois o usuário guardou em um lugar pouco seguro, como em rascunhos de email. Ao anotar a “senha do cofre” dos seus bitcoins em um rascunho de email, você cria um vetor de ataque: se o atacante hackear seu email, ele tem acesso aos seus bitcoins.

Geralmente sua chave privada aparece no formato de uma frase secreta de 12 palavras que são geradas somente para você ao criar sua carteira. Para não ter erro, recomendamos anotar com papel e caneta em um lugar seguro (lembre-se que a sequência das palavras importa).

Cointimes Awards

Tenha total autonomia

As carteiras de criptomoeda também tem mais uma vantagem: você pode utilizar elas da forma que desejar. Não só pode guardá-las pelo tempo que desejar (contanto que você não perca sua chave privada), pode até gastar em algumas lojas quando for pagar a conta.

Nós, por exemplo, já mostramos um caso aqui no Cointimes: o Isac Honorato pagou uma comanda no Outback com sua carteira da Bitfy, totalmente com Bitcoins!

Vale notar que não é necessário que o comerciante aceite BTC como forma de pagamento, se ele usar uma maquininha da Cielo já existe uma integração para realizar o pagamento com o aplicativo.

Em caso de perda, é possível reaver seus bitcoins

Em uma carteira física, onde você guarda notas de real e cartões de crédito, além de ocupar espaço no seu bolso, quando você é assaltado simplesmente não verá mais a cor do seu dinheiro.

Cointimes Awards

Enquanto que com uma carteira de bitcoin a história é outra: o ladrão de celular não vai ter a senha para sua carteira, e quando você chegar em casa, pode recuperar suas moedas com sua chave privada, como um “backup”. Nesse caso, o mais aconselhado seria criar outra carteira e enviar rapidamente todo o saldo para a carteira nova.

Ser independente monetariamente

Essa razão é muito falada pela comunidade de Bitcoin, e realmente é verdade. Quando você segura bitcoins, você está possuindo uma moeda com uma política monetária baseada em um código que só pode ser alterado com o consenso da comunidade.

Isso significa que ele é imune a políticas monetárias estatais, ninguém vai imprimir novas moedas descontroladamente desvalorizando seu dinheiro. O Bitcoin não necessita de um banco central, ou seja, você está no controle sobre o que vai acontecer com suas próprias moedas.

Além disso, ao ter sua própria carteira você não fica sujeito às limitações dos bancos, como horários e dias úteis que lhe permitem movimentar o seu dinheiro. Suas moedas são realmente suas e elas não conhecem limites de horários, nem mesmo fronteiras.

Cointimes Awards

Também não existe banco para lhe cobrar taxas de manutenção de conta ou outras tarifas absurdas, ao ser seu próprio banco com Bitcoin, as únicas taxas que você vai pagar são as dos mineradores que vão confirmar suas transações, e você tem controle sobre elas também.


BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!
 
Abrir conta


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br