O desenvolvedor da carteira Zap lançou um novo serviço que facilita o uso da Lightning Network. A novidade chamada Olympus, permite que os usuários carreguem suas carteiras com dólar e instantaneamente comecem a fazer pagamentos Lightning, anunciou o fundador Jack Mallers.

A Bitcoin LN sempre foi um processo complicado de configurar. Essa pode ser uma das razões pelas quais a adoção da rede – projetada para fazer pagamentos instantâneos em Bitcoin – diminuiu o ritmo no último ano.

Anteriormente os usuários teriam que passar por um processo demorado: “Comprar bitcoin, esperar até poder retirar, aguardar confirmações, depositar bitcoin na Lightning Network, abrir canais, aguardar mais confirmações, digitalizar o código QR.” É um problema; a Decrypt testou o procedimento aqui.

Com a Olympus, escreveu Mallers, tudo o que você precisa fazer é “Baixar, comprar, digitalizar”. Você pode comprar seus bitcoins no aplicativo e depositá-los diretamente na carteira do Lightning após cada compra.

Para que isso aconteça, a Olympus usa os Turbo Channels para liquidar transações, o que significa que a transação não precisa ser validada imediatamente na blockchain. Isso evita a necessidade de esperar confirmações – o que leva mais de uma hora – antes que os pagamentos possam ser feitos.

A Olympus estará disponível em todas as carteiras Zap: iOS, Android, Mac, Windows e Linux. Mas também é um componente independente; o que significa que você não precisa de uma carteira Zap para usá-la. Seria esse o turbo na adoção que a LN estava procurando?