A Electric Coin Company (ECC), soltou hoje um comunicado sobre os avanços técnicos em 2019 e quais são as pretensões da Zcash para os próximos anos.
A ECC tem grandes pretensões e gradualmente parece conseguir atingir seus objetivos.
Zcash criando uma internet nova?
Em 2019 a equipe do Zcash, um clone do código do Bitcoin com modificações para melhorar a privacidade, fez alguns upgrades e descobertas importantes para o futuro das criptomoedas.
O maior avanço foi o paper Halo. Desenvolvido pelos engenheiros Sean Bowe, Daira Hopwood e Jack Grigg, o paper foi considerado disruptivo para o campo da criptografia.
A pesquisa representa uma maneira mais eficiente de fazer provas de veracidade recursivamente. Quais as vantagens?
Primeiramente, com o Halo a criptomoeda poderá ficar mais descentralizada ao remover a necessidade de um trusted setup. Além disso, haverá uma diminuição significativa no tempo de verificação das transações.
Segundo Wilcox Zoko, criador da Zcash, o Halo “pode se tornar o bloco construtor para a próxima geração da Internet e outras estruturas sociais”.
Com essa tecnologia, seria possível comprimir grandes bases dados e verificar sua veracidade, preservando a privacidade dos usuários.

Apesar dos avanços, o paper ainda não passou por testes e é “um trabalho em construção”. Inclusive, é possível que novas criptomoedas surjam ainda em 2020 usando o paper.
Zcash escalando para 10 bilhões?
Enquanto a tecnologia de Halo não matura, a equipe da ECC trabalha em outro projeto ambicioso.
Eles querem tornar o blockchain da Zcash escalável para 10 bilhões de pessoas até 2050.
Como?
Em oposição a proposta do Bitcoin, o Zcash quer escalar na layer 1. Ou seja, em vez de tentar criar sidechains (blockchains complementares) e segunda camada (Lightning Network), eles vão usar o próprio blockchain da moeda.
Usando sharding, a mesma ideia por trás do Ethereum 2.0 com soluções de privacidade, a ECC acredita que está no caminho certo para atingir seu objetivo bilionário.
De 4 mil para 10 bilhões?
Os desenvolvimentos da Zcash na área de criptografia são inegáveis. Contudo, a moeda ainda precisa de mais marketing.

Atualmente o Zcash tem 75 vezes menos transações que o Bitcoin, e um valor de mercado de apenas US$480 milhões, enquanto o Bitcoin chega a US$162 bi em marketcap.
E aí, você acha que a equipe do Zcash vai conseguir atingir seus ambiciosos objetivos? As criptomoedas vão substituir o dinheiro comum?