O parlamento indiano irá analisar uma nova lei, apresentada pelo atual governo, que prevê a proibição do uso de Bitcoin e demais criptomoedas para se iniciar a implementação da moeda digital do banco central indiano, a Bill

Dado que o atual partido no poder possui a maioria nas duas casas legislativas, é muito provável que o texto seja aprovado. A lei intitulada “As Criptomoedas e a Regulação Oficial da Moeda Digital Bill” descreve:

Para criar uma estrutura facilitadora para a criação da moeda digital oficial a ser emitida pelo Banco da Índia. O projeto também visa proibir todas as criptomoedas privadas na Índia, no entanto, permite para certas exceções, promover a tecnologia das criptomoeda e seus usos.

Atualmente, a Índia possui uma população estimada em 1.36 bilhões de pessoas, isso representa cerca de 17% da população mundial. Com a aprovação da lei, uma parcela significativa da população estaria impossibilitada de negociar legalmente a criptomoeda.

E o resto do mundo?

Uma pesquisa realizada pelo Deutsche Bank, estima que 80% dos bancos centrais ao redor do mundo, incluindo o Brasil, estão trabalhando no desenvolvimento de CBDCs (Moedas Digitais dos Bancos Centrais). A pesquisa destaca que, nesse ritmo, as moedas digitais devem substituir o papel moeda em poucos anos.

Nesse cenário, uma grande questão é o que ocorrerá com o Bitcoin e demais criptomoedas. Os governos irão proibir o Bitcoin em conjunto? Ou não conseguirão competir com a criptomoeda e se unirão a ela?

Reguladores já perceberam que uma regulação nacional proibitiva do bitcoin causaria pouco efeito prático na força da moeda. Com isso, nomes importantes já pedem por uma regulação global da criptomoeda.

[Bitcoin] é um ativo altamente especulativo, que conduziu alguns negócios engraçados e algumas atividades interessantes e totalmente repreensíveis de lavagem de dinheiro. […] Tem que haver regulamentação. Isso tem que ser aplicado e acordado… em nível global, porque se houver uma fuga, essa fuga será usada. – Disse a presidente do Banco Central da Europa, Christine Lagarde.

Você acredita que os governos conseguirão proibir o Bitcoin? deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Empresa japonesa lançará bolsa de valores em blockchain

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.