Nesses últimos dias, membros do Congresso dos EUA andam procurando mais e mais estímulos para amenizar a crise financeira norte-americana. Dentre elas, dois projetos de leis emitidos chegaram a citar a criação de um “dólar digital” como uma de suas medidas.

Apontado por matéria do Bitcoin.com, o legislador Rashihda Tlaib emitiu o “Boost Act”, visando emitir cheques de US$1K dólares para todos, caso aprovado pelo Congresso.

Posteriormente, dois projetos semelhantes foram emitidos: o Lei de Proteção e Assistência Financeira para os Consumidores, Estados, Empresas e Populações Vulneráveis e Lei de Responsabilidade pelos Trabalhadores e Famílias (TRWF); ambos contendo frases citando a emisão de “Carteiras de Dólar Digital” pela Reserva Federal (FED).

Conforme o tempo passa, mais ideias surgem no Congresso

O termo “dólar digital” significa um saldo expresso como um valor em dólar que consiste em lançamentos contábeis digitais que são registrados como passivos nas contas de qualquer banco do Federal Reserve; ou uma unidade de valor eletrônica, resgatável por uma instituição financeira qualificada.

Conselho de Governadores do Federal Reserve System

Será que funcionaria?

Diretora de Blockchain, Criptomoedas e Política de Dados do Fórum Econômico Mundial (WEF), Sheila Warren enviou uma declaração ao Bitcoin.com sobre a ideia de ter um “dólar digital”.

“Embora seja empolgante ver a abertura à inovação por parte do governo, tal iniciativa exigiria uma consideração cuidadosa da identidade e segurança digitais e exigiria o envolvimento intersetorial; inclusive da sociedade civil e de especialistas técnicos além do setor financeiro.

O uso de uma moeda digital do Banco Central dos EUA não é totalmente claro, e um CBDC (Moeda Digital do Banco Central) em qualquer país não é uma solução definitiva para os problemas de inclusão financeira, que são profundamente complexos.”

“Por outro lado, o aumento da digitalização da economia pode resultar em uma resposta mais rápida aos estímulos e permitir a preparação para futuras crises.

No entanto, é encorajador ver mais evidências de que o governo está prestando muita atenção ao espaço tecnológico e explorando a adequação à finalidade.”

Em contrapartida, nenhum dos projetos cita assuntos como Blockchain ou criptomoedas, como o Bitcoin.

Contudo, alternativas como a stablecoin Tether (USDT) andaram ganhando popularidade, com sua integração ao Blockchain do Bitcoin Cash, sendo sua sétima integração a uma blockchain.

O que você acha da ideia de um dólar digital emitido pelo Fed? Entre na discussão na nossa comunidade no Facebook!