Nada pior do que passar vários dias trancado e sem muita diversão, por isso selecionamos 7 filmes sobre o mercado financeiro e crise para você se divertir e aprender mais.

Betting on Zero (2016) – Apostando na queda da Herbalife

Neste documentário, o experiente investidor Bill Ackman explica sua tese de porque a Herbalife, gigante empresa de marketing multinível, seria uma pirâmide financeira, e mostra sua bilionária posição de short (venda em descoberto) nas ações da empresa.

Mais tarde, ele fechou sua posição em prejuízo de 4 bilhões de dólares.

Dallas Buyers Club

Em meio à crise do coronavírus, nada melhor do que entender como o governo atrapalha a inovação e inserção de novas drogas com regulamentações esdrúxulas.

O personagem principal é diagnosticado com HIV, ao tentar escapar da morte ele busca por novas drogas ainda não aprovadas pela Anvisa dos Estados Unidos. Ao ver seu estado melhorando, ele começa a vender as drogas, salvando milhares de vidas e chamando a fúria estatal para cima de si.

O filme mostra a indiferença do estamento burocrático quanto a dor e o sofrimento de doentes terminais e insanidade burocrática que nos assola. Vale a pena ver, se inspirar e assistir novamente.

À caça de Madoff

Bernard Madoff, operador renomado de Wall Street, criou um fundo de investimento, que mais tarde foi revelado como um esquema multibilionário de pirâmide financeira. Ele chegou a enganar inclusive as grandes empresas de auditoria.

Este documentário mostra a equipe de investigação em sua incansável perseguição de Madoff e um dos maiores golpes da história do mercado financeiro. A pirâmide foi devastadora para as economias de inúmeras famílias ao redor do mundo, por isso não caia nessa de robôs quânticos e milagrosos.

Veja também: Como Madoff enganou os reguladores dos Estados Unidos

Into the Wild

Se você está pensando em se isolar no meio da floresta em uma possível pandemia aqui no Brasil, bom, pense duas vezes.

Into The Wild é o filme que mostra as benesses do sistema capitalista e como se privar dele pode ser negativo para a sua sobrevivência. 

Viver na floresta e isolado do mundo pode ser mais difícil do que você está pensando e Christopher McCandless mostra as dificuldades que você terá para fazer isso.

O banqueiro da resistência

o banqueiro da resistência

O Banqueiro da Resistência é um filme de drama baseado em fatos reais, dirigido pelo diretor holandês Joram Lürsen. A obra é um original da Netflix, ela foi a primeira a ser indicada a 11 Golden Calves, ganhando quatro nominações.

O filme se passa na Segunda Guerra Mundial e conta a história de dois irmãos de Amsterdã que usando um sistema bancário alternativo conseguem combater a invasão nazista.

O filme é uma lição para momentos de crise e uma amostra de importância da privacidade nas transações financeiras. Vale muito asssitir.

Aliás, temos um review dele aqui no Cointimes -> “O banqueiro da resistência” o banco clandestino contra o nazismo”                                                           

Inside Job – A verdade da crise

Já que estamos em período de crise, vale a pena relembrar a última. No documentário Inside Job, o diretor Charles Ferguson busca a verdade por trás da maior crise financeira da história.

O documentário desvenda uma teia de mentiras e crimes que levaram o mercado financeiro ao colapso.

Floored – Bots x Traders

Você faz trade todo dia? Bom, talvez esteja na hora de parar e deixar esse trabalho para um bot.

No documentário de James Allen Smith, nós vemos como operadores da bolsa de Chicago estão perdendo para computadores e a história desses traders.

Mas não esqueça, nada de robôs quânticos. 

Gostou das dicas? Não esqueça de ver os melhores filmes para inspirar empreendedores.