Na quarta-feira, o projeto Bitcoin Academy de Jay-Z e Jack Dorsey terminou com uma surpresa, um presente de despedida para seus participantes.
A Bitcoin Academy começou em junho como uma iniciativa educacional de 12 semanas, que foi gratuita e disponível exclusivamente para os residentes das Marcy Houses, o complexo habitacional público onde Jay-Z cresceu nos EUA.
Na conclusão do programa, que ocorreu na noite de quarta-feira (07), os residentes adultos de Marcy que se inscreveram como alunos no projeto, optaram pelo programa e consentiram em receber uma bolsa de estudos, cada um deles recebeu cerca de US $1.000 em bitcoin através de airdrops no Cash App, Muun Wallet, ou outras carteiras, de acordo com um representante da Academy.
O programa e seu airdrop final foram financiados pessoalmente por Jay e Dorsey.
An update!
— jack (@jack) September 7, 2022
At tonight’s graduation class, @sc and I offered each student a grant of $1,000 in bitcoin. Students can save, spend, or send their bitcoin however they choose to keep investing in themselves.
Will continue updating this thread as time goes on… pic.twitter.com/xkzQc6sVux
Mariela Regalado, residente na Marcy, em uma entrevista com John Lynch, do Business Insider, disse que soube da Academy quando recebeu uma carta sobre isso pelo correio e visitou o prédio do outro lado da rua de Marcy, onde o programa foi realizado.
Regaldo disse também que um ponto principal que a convenceu era que o programa oferecia assistência infantil gratuita, o que lhe permitiu a oportunidade de participar enquanto mãe solteira.
Além de oferecer o cuidado às crianças, a Academy serviu jantar em cada um de seus cursos quinzenais noturnos. Através de uma parceria com a T-Mobile, o programa também ofereceu mais de 100 aparelhos MiFi aos alunos e forneceu smartphones para os residentes que precisavam dos aparelhos para participar.
Os cursos – ministrados pessoalmente, gravados e disponíveis on-line apenas para os residentes da Marcy – incluíram títulos como “Riqueza e bens,” “Por que a descentralização é importante,” “Como se proteger contra golpistas,” “Bitcoin & Impostos” e “Carreiras em cripto,” entre outros.
Para Lamar Wilson, instrutor da Academy e fundador da Black Bitcoin Billionaire, o programa representava uma continuação do que ele vem trabalhando desde 2013, proporcionando educação financeira contemporânea e inclusão às comunidades menos favorecidas:
“Porque eu entendo a informação e posso compartilhá-la em um vernáculo que outros podem entender, especialmente as pessoas de onde eu venho, sinto que é quase minha obrigação garantir que eu leve a informação para eles, e não é para recomendá-los a comprar bitcoin ou tentar fazê-los investir todo o seu dinheiro ou qualquer coisa do gênero. É, na verdade, a gente fornecendo as informações e permitindo que as pessoas, como seres muito inteligentes, tomem suas próprias decisões.”
Ao anunciar o projeto, Jack Dorsey, fundador do Twitter, postou em seu perfil sobre suas intenções, que estão de acordo com o ponto de vista de Wilson:
“O Bitcoin está se tornando uma ferramenta crítica para muitos na África e na América Central e do Sul. Acreditamos que o mesmo potencial existe dentro das comunidades nos EUA. Nosso objetivo é provar que tornar ferramentas poderosas mais disponíveis para as pessoas lhes permite construir uma maior independência.
A educação é por onde começamos. Não se trata apenas de bitcoin… trata-se de pensamento a longo prazo, economias locais e autoconfiança. Os cursos são gratuitos para todos que residem em Marcy, incluindo crianças. E para facilitar ainda mais, estamos fornecendo dispositivos e planos de dados para todos os que precisam deles.”
O futuro da Bitcoin Academy
É importante notar que a Bitcoin Academy vem depois de uma série de outros esforços filantrópicos de Jay-Z e The Shawn Carter Foundation que visaram promover a inclusão financeira e a educação de grupos carentes.
Saiba mais: Criador do Twitter anuncia conselheiros para o fundo de 500 BTC para desenvolvedores do Bitcoin
Após a conclusão de seus cursos de verão nas Marcy Houses, a Bitcoin Academy está “procurando expandir para outros bairros em breve.”
Como nota de encerramento da primeira turma do projeto da The Bitcoin Academy, os redatores do Business Insider receberam a seguinte declaração por e-mail da Sra. Gloria Carter, mãe de Jay-Z e presidente e cofundadora da The Shawn Carter Foundation:
“Os residentes de Marcy apareceram. As mais de 350 pessoas que participaram das aulas da Bitcoin Academy nos informaram que esta educação é importante para eles.
Sou muito grata à comunidade que se uniu para fazer isto acontecer, e especialmente a todos os participantes das aulas, que agora estão mais capacitados para tomar suas próprias decisões financeiras com maior conhecimento.”
Gloria Carter frisou ainda a ideia central de Wilson e Dorsey, “conhecimento é poder.”
Leia também: