O bitcoin é um dos ativos que mais cresce no mundo. Nesse ano tão confuso e desafiador para os investidores, de modo geral, analisar ativos requer muita análise de dados e interpretação do cenário atual, tão dinâmico e complexo.

Em um texto recente do site de pesquisa de mercado Ecoinometrics, foram listados alguns motivos macros importantes para você ficar de olho no bitcoin. 

Não caia no FUD (Fear, Uncertainty, Doubt)

Mas antes de explicar os motivos, a análise mostra que o bitcoin ainda é cercado de muitos mitos. Segundo o relatório, existe uma fonte infinita de FUD (“Medo, Incerteza, Dúvida”, em português) em torno do Bitcoin.

Muitos o chamam de:

  • Esquema Ponzi, apenas porque as pessoas esperam ganhar dinheiro com seu investimento; quando na verdade o bitcoin é uma forma sólida de dinheiro digital, completamente baseada em matemática e criptografia.
  • Ferramenta para evasão fiscal, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, embora a rede seja totalmente transparente e dados de inteligência mostrem que o nível de uso criminoso do bitcoin é de apenas 0,1% do valor movimentado. 
  • Desastre ambiental em formação, apesar do fato de que seu consumo de energia é independente do uso da rede e que novas camadas do bitcoin são mais eficientes;
  • Centralizado, porque a maior parte da mineração acontecia na China…

Sobre esse último ponto, o governo chinês deixou claro que não quer que os mineradores operem. Não há mais mineração (em escala) acontecendo na China, e a situação por lá já está mais equilibrada.

Hashrate

A parcela dos mineradores americanos saltou para um terço do hashrate global. Vários dos chineses também migraram para outros lugares, como Canadá e Ásia. O Cazaquistão é o grande beneficiário desse êxodo.

O Canadá também expandiu significativamente suas operações de mineração.

Mineração de Bitcoin - Distribuição por país
Mineração de Bitcoin (Distribuição por países) | Fonte: Ecoinometrics

Enquanto permanecermos em um regime em que nenhum país hospede mais de um terço do hashrate global, esse argumento da centralização não é nem muito válido nem diz muito sobre a situação do mercado.

E falando nisso, não é só que o hashrate se tornou mais uniformemente distribuído entre os países. É também que a maior parte do hashrate perdido temporariamente (resultado da sua saída da China) foi, parcialmente, recuperado.

Mineração de Bitcoin - Hashrate
Mineração de Bitcoin (Hashrate) | Fonte: Cointimes

Em julho, quando o hashrate atingiu os níveis vistos pela última vez no início de 2020, houve muito desespero. Mas, observando que em janeiro de 2020, ninguém estava alegando que a rede Bitcoin era insegura, mesmo se tivéssemos permanecido nesses níveis, não teria sido um grande problema.

A rede Bitcoin foi projetada para ser resiliente. Com o tempo ajudando a resolver essa questão da China, o resultado final acabou sendo mais descentralização geográfica das operações de mineração, e um hashrate global voltando para as máximas de todos os tempos.

É por essas e outras que muitos chamam a rede Bitcoin de “antifrágil”.

Overview das condições Macro – 3 motivos para comprar bitcoin agora

Falando sob uma perspectiva macro estratégica, existem três razões principais pelas quais você deveria possuir Bitcoin no momento:

1.      Bitcoin é o jogador dominante nesta categoria de investimento relativamente nova que são os ativos digitais. Enquanto estamos na fase de adoção de ativos digitais, tudo isso é favorável para o BTC.

2.      O Bitcoin é visto por muitos como uma reserva de valor. Isso significa que ele se beneficia de investidores preocupados com a alta da inflação, que superou os dois dígitos no Brasil. 

3.      Bitcoin é um ativo financeiro sólido. Isso significa que parte do novo dinheiro impresso pelos bancos centrais chega quase automaticamente ao BTC.

O último ponto é particularmente importante se você considerar que as instituições financeiras estão cada vez mais propensas a comprar Bitcoin devido a um ambiente regulatório melhor, já que elas costumam realizar grandes aportes em BTC.

O risco, quando se fala de Bitcoin, tende a estar mais atrelado ao horizonte de tempo avaliado. Quando mais longo o prazo observado, mais os fundamentos do Bitcoin começam a fazer sentido.

E você, o que acha das condições atuais do Bitcoin? Acredita que esses são motivos bons para comprar bitcoin?

Leia mais:

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.