Bitfy - 760x150

Agora que a poeira abaixou após o histórico colapso do mercado de criptomoedas no início deste mês, ao lado do mercado de ações, ouro e muitos outros ativos tradicionais, o Bitcoin e altcoins começam a se recuperar.

Mas, embora os preços das criptomoedas estejam se recuperando amplamente, de acordo com o Índice de Medo e Ganância do mercado de criptomoedas, o sentimento ainda está em extremo medo.

índice de medo e ganância
Agora, ontem e semana passada: Medo Extremo; Mês passado: Medo.

Isso significa que é hora de ser ganancioso enquanto o mercado está com medo ou o medo é tão extremo que assumir uma nova posição é perigoso demais?

Leia também: Como perder o medo de investir

Black Friday Coingoback

 

Mercado se recupera, mas sentimento é de medo

Como as criptomoedas são ativos altamente especulativos e muitas de suas avaliações são derivadas de exageros e promessas, o sentimento do investidor é especialmente importante.

E por ser um fator tão importante, o Indicador de Medo e Ganância foi projetado para rastrear os sentimentos dos investidores e ajudar os traders a terem uma melhor percepção do mercado.

O índice geralmente é tão preciso na representação do estado emocional do mercado, que foi usado com sucesso como estratégia de negociação.

Muitas vezes, assumindo uma posição contrária ao mercado, enormes lucros podem ser obtidos. Como diz o famoso ditado de Warren Buffett, é sábio ter medo enquanto outros são gananciosos e ter ganância quando outros têm medo.

E com o mercado com um medo tão extremo, esse velho ditado sugere que a hora do Bitcoin é agora.

O coronavírus foi um evento de cisne negro que causou mortes em massa e resultou na quarentena das pessoas; agora o mundo inteiro está aterrorizado não apenas com a pandemia, mas com as possíveis consequências econômicas que podem durar décadas.

Como o medo é extremo, tanto dentro como fora do mercado de criptomoedas, é prudente ficar mais cauteloso ao considerar investimentos ou trades no momento, e estratégias adicionais de gerenciamento de riscos devem ser aplicadas.

Coronavírus causando medo extremo significa que investidores devem ser prudentes

Apesar de tudo, atingir um medo extremo nem sempre coincide com um aumento de preço em seguida. A última vez que o medo foi tão extremo, foi em agosto de 2019, quando o Bitcoin estava sendo negociado acima de US$ 10.000. No mês seguinte, o Bitcoin sofreu uma queda para US$ 8.000.

Essa queda nem trouxe de volta o sentimento ao extremo medo que havia apenas um mês antes, apesar de uma das maiores quedas do ano ter ocorrido.

O que é inegável, no entanto, é que o medo extremo pode fazer com que investidores e mercados reajam irracionalmente. E como há muita imprevisibilidade devido ao coronavírus, é melhor prezar pela segurança e prosseguir com cautela.

Continue lendo: Dow Jones tem maior alta desde 2008, Ibovespa e Bitcoin subindo – Hora da virada?


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br