Nishad Singh, o ex-chefe de engenharia da FTX, está perto de conseguir um acordo com os promotores federais no caso contra a exchange e seus executivos. De acordo com um relatório da Bloomberg, que citou pessoas familiarizadas com o assunto, Singh planeja confessar sua culpa nas acusações criminais e seu papel na saga de fraude da FTX.
Singh vai tentar acordo para lidar com promotores
O relatório observou que Singh tem negociado um acordo de confissão com promotores de Manhattan. Esse acordo acontece entre o promotor e o réu de um caso criminal, no qual o último concede a confissão de culpa a acusações menores, enquanto o primeiro oferece uma sentença mais branda.
Singh participou de uma sessão de oferta com os promotores em janeiro, na qual foram feitos esforços para determinar se ele tinha alguma informação que seria útil para a acusação. Na época, se informações úteis fossem encontradas, Singh poderia entrar em um acordo com o tribunal em troca de sua cooperação.
Fontes não nomeadas revelaram que a possibilidade de um acordo de confissão agora é alta, pois o ex-executivo da FTX está planejando admitir as acusações feitas contra ele. As fontes também revelaram que a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) e a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) pretendem processar Singh por seu papel na FTX.
Terceiro executivo de alto nível a se voltar contra SBF
Se a confissão de Singh for resolvida com o tribunal, ele será o terceiro executivo de alto nível a se declarar culpado de acusações por seu papel no esquema e fornecer provas contra SBF.
No ano passado, os ex-executivos da FTX e da Alameda Research, Gary Wang e Caroline Ellison, declararam-se culpados por suas funções no que levou ao colapso da FTX. Ambos os executivos, que também eram membros do círculo interno de SBF, estão trabalhando com promotores no caso contra Bankman-Fried, que se recusou a se declarar culpado das mesmas acusações.
Leia também: