Cointimes

Autoridades apreendem US $30 milhões em cripto roubado no hack do Axie Infinity

Axie Infinity morreu?

A Chainalysis, plataforma de análise de blockchain, diz que cerca de US $30 milhões dos US $600 milhões roubados no hack do Axie Infinity agora estão nas mãos das autoridades.

Os hackers ligados à Coreia do Norte, conhecidos como o Grupo Lazarus, são responsáveis pelo roubo do jogo online Axie Infinity, um dos maiores roubos da história DeFi, diz Erin Plante, diretora sênior de investigações da Chainalysis.

Saiba mais: Roubo do Axie Infinity explicado: Ofertas de emprego abriram as portas para a invasão

Plante diz que a Chainalysis está participando da investigação dos hackers juntamente com as autoridades públicas e outros líderes do mercado de criptomoedas:

“Tenho orgulho de dizer que a equipe de resposta a incidentes cripto da Chainalysis desempenhou um papel nestas apreensões, utilizando técnicas avançadas de rastreamento para rastrear os fundos roubados até os pontos de retirada de dinheiro e estabelecer contato com os agentes da lei e com os agentes da indústria para congelar rapidamente os fundos.”

Em um post, Plante expõe detalhes do hack através da Ronin, um sidechain feito para Axie Infinity, além de explicar os esforços para lavar os fundos roubados e estratégias em torno da recuperação do dinheiro:

“O ataque começou quando o Grupo Lazarus obteve acesso a cinco das nove chaves privadas detidas por validadores de transações para a ponte da Rede Ronin. Eles usaram essa maioria para aprovar duas transações, ambas saques: uma de 173.600 ether (ETH) e a outra de 25.5 milhões de USD Coin (USDC). Eles então iniciaram seu processo de lavagem, e a Chainalysis começou a rastrear os fundos.”

O destino do restante dos fundos roubados permanece pouco claro.

“Muitos dos fundos roubados do Axie Infinity permanecem não gastos em carteiras de criptomoedas sob o controle dos hackers. Esperamos continuar a trabalhar com o ecossistema de criptomoedas para evitar que hackers do Grupo Lazarus e outros atores ilícitos possam sacar fundos roubados.

Ainda há trabalho a ser feito, mas este é um marco em nossos esforços para tornar o ecossistema de criptomoedas mais seguro.”

Plante também mencionou o uso do Tornado Cash para a lavagem dos ativos roubados. Ainda assim, ela celebra a apreensão como prova de que as tecnologias de blockchain estão se tornando mais seguras e os criminosos enfrentarão as consequências.

Saiba mais: Sanção coloca Tornado Cash em lista de serviços proibidos nos EUA

Por fim, Plante destacou a importância da transparência relacionada às transações de criptomoedas, considerando-a um instrumento facilitador das investigações. Além disso, Plate informou que o processo não seria possível sem a colaboração entre setores público e privado.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading