Após o bitcoin (BTC) cair abruptamente 12% para menos de US$ 24 mil, as baleias da Bitfinex atingem alta histórica de 101 mil bitcoins em “margin long”, apostando na alta do ativo. O famoso analista PlanB comentou sobre o preço do BTC, afirmando que se trata de uma “oportunidade geracional”.
Conforme Adam Back, CEO da Blockstream, explicou no Twitter, esse gráfico retrata a quantidade de bitcoins comprados no mercado à vista na corretora com empréstimos de margem. A quantidade de BTC equivale a mais de R$ 12 bilhões, no momento da escrita desta matéria.
Mas por que os grandes players do mercado estão apostando na alta do ativo justo agora, quando o bitcoin está caindo fortemente? Existem muitas possibilidades; a assimetria de informação pode estar em jogo, com baleias sabendo de algo que não sabemos, mas fugindo do campo das especulações sabemos que, para ganhar com trade, é preciso fugir da manada.
Enquanto o Índice de Medo e Ganância aponta agora “medo extremo”, em um dos níveis mais baixos desde as baixas de 2018, as baleias estão alavancando em posições altistas para o preço do bitcoin. A métrica que avalia sentimento pode ser especialmente útil pois geralmente a tendência natural é vender quando o preço está baixo (com o medo de cair mais) e comprar quando está alto (pela ganância de ver subindo ainda mais).
Foi sobre isso que falou PlanB, analista anônimo de Bitcoin com mais de 1,8 milhão de seguidores, ao publicar um gráfico mostrando o preço do bitcoin encostando no suporte da média móvel de 200 semanas.
“A razão pela qual você não está comprando neste nível de oportunidade geracional é a mesma razão pela qual você não vendeu a 60K: ganância e medo. Ganância porque você acha que pode cronometrar o fundo absoluto. Medo porque você acha que pode cair ainda mais. Esqueça os topos e fundos, concentre-se na estratégia.”, publicou PlanB.
Pode cair ainda mais?
Se você tiver uma estratégia de longuíssimo prazo, como recomendou o famoso analista no Twitter, não precisa se importar com topos e fundos, mas com aportes recorrentes enquanto o ativo fizer sentido.
Mas caso você se questione sobre os riscos de comprar agora, saiba que sim, sempre há espaço para cair ainda mais: jamais existirá uma garantia de que um ativo caminhará para uma certa direção.
Aliás, nem mesmo todos os indicadores estão apontando fundo, o Múltiplo de Puell, já mencionado em diversas outras análises no Cointimes, ainda não está abaixo do nível de 0,5 (onde apontaria um preço barato). Essa métrica é baseada nos ganhos em dólares dos mineradores.
Leia mais:
- Estados Unidos vê maior índice de inflação em 40 anos
- “Foque em ações lucrativas e à prova de recessão,” diz Jim Cramer
- Tem NFTs dos bambas do CryptoSamba agora em versão metaverso
A NovaDAX está cheia de novidades!
Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!
A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez.
As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.
Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.
Gustavo Marinho
Posts relacionados
Reforma da previdência em cheque; Maia quer abandonar articulação
Um breve dossiê do halving do Bitcoin
Dunning Kruger, quadros e Bitcoin
Últimas notícias
- Jornalista gastou 10 BTC em sushi em 2013; assista ao vídeo
- Ações norte-americanas para investir e receber “dividendos aristocratas” durante o bear market
- Ações desta empresa podem subir 24% ao superar a concorrência, diz Wells Fargo
- Ações da Coinbase já caíram 85%, mas devem cair mais: “risco similar da Bolha PontoCom”