O Banco Central da Austrália (RBA) fez parceria com dois grandes bancos locais e com a Consensys – empresa de desenvolvimento no blockchain do Ethereum – para estudar a criação de uma moeda digital.

“O projeto envolverá o desenvolvimento de uma prova de conceito (POC) para a emissão de uma forma tokenizado de CBDC que pode ser usado por participantes do mercado de atacado para o financiamento, liquidação e reembolso de um empréstimo tokenizado com base na plataforma Ethereum DLT.

O POC será usado para explorar as implicações da liquidação “atômica” de entrega versus pagamento em uma plataforma DLT, bem como outros recursos potenciais de programação e automação de CBDC tokenizados e ativos financeiros.”

afirmou o RBA.

Espera-se finalizar o estudo até o final de 2020 e logo depois um relatório será publicado, mostrando as principais descobertas no primeiro semestre de 2021.

O BC da Austrália é o último da lista de 18 países a iniciar os estudos ou criação de uma CDBC (moeda digital do Banco Central). A China é o país de grandes dimensões mais avançado no desenvolvimento de uma moeda digital. O “Yuan Digital” já foi usado por mais de 3 milhões de pessoas e está próximo de sair da sua fase de beta.

‘Com este projeto pretendemos explorar as implicações de um CBDC para a eficiência, gestão de risco e inovação nas transações do mercado financeiro de atacado. Embora o caso para o uso de um CBDC nesses mercados permaneça uma questão em aberto, temos o prazer de colaborar com parceiros da indústria para explorar se há um papel futuro para um CBDC de atacado no sistema de pagamentos australiano. ‘, disse Michele Bullock – responsável Head do Departamento de Políticas de Pagamento do Banco Central Australiano.

Alter - Criptoback

Enquanto no Brasil, o presidente do BC espera começar o desenvolvimento de uma moeda digital em breve.

Veja também: Presidente do BC diz que último passo para o Brasil será moeda digital


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br