Consumidores relataram que tentativas de depósito na Binance através do Pix estavam sendo rejeitadas pelo Banco Inter e resultando em queda do limite para R$ 0,00 por 24 horas.

Nos últimos 2 dias, explodiram o número de denúncias no Reclame Aqui sobre “Pix cancelado” e bloqueio do saldo de usuários que tentavam comprar bitcoin na Binance.

“Uma decepção, um banco que sempre tive orgulho de indicar, abri conta PJ, e tudo mais. Bloquear (cercear) a liberdade de enviar meu próprio dinheiro para Corretora Binance. Acho isso um precedente muito perigoso, pois ter que confiar em uma instituição para transacionar nosso próprio dinheiro, e nos negar este direito.”, disse um usuário do Tocantins.

Outro cliente do banco digital, dessa vez de Salvador, ressaltou que a medida colocava em cheque sua liberdade financeira:

“Estou desde ontem (11/02/2022) tentado fazer transferência via PIX para a corretora Binance porém sempre que tento aparece a mensagem “Conta destino indisponível para movimentação com o Inter PIX”. Ao tentar com outro banco que também sou cliente a transferência foi feita normalmente me levando a conclusão de que o Inter arbitrariamente esta impedido seus cliente de transacionar com esta corretora.

Eu, até hoje, nunca tive nada a reclamar do Inter, muito pelo contrário, sempre indicava a amigos e parentes. Já sou cliente há mais de 4 anos e é onde movimento cerca de 90% das minhas finanças, porém este caso é muito sério e põe em cheque minha LIBERDADE FINANCEIRA. Espero que seja resolvido o quanto antes.”

Recentemente, os clientes da Binance no Brasil também tiveram problemas com o Nubank, que foi criticado por bloquear compras de criptomoedas na corretora por meio de cartão de crédito. No entanto, a situação do Inter é ainda mais grave, pois como relatam os clientes, o Pix não se trata de crédito, mas da transferência de um valor de propriedade do cliente.

“Não estou conseguindo enviar pix para a corretora Binance. Qual o sentido disso? O dinheiro é meu e não do banco e devo fazer o que quiser com ele! Não estou usando nenhum tipo de crédito e sim O MEU PRÓPRIO DINHEIRO. Espero que façam algo em relação a isso urgente! Como assim não posso gastar o meu dinheiro da maneira que quero ?????”, escreveu um cliente anônimo de Curitiba.

O problema foi confirmado pela redação do Cointimes. Ao tentar enviar um Pix para a Binance, a mensagem de erro mostrada diz: “Conta destino indisponível para movimentações com o Inter.”

Meu Pix para a Binance
Captura de tela de uma tentativa de Pix para a Binance.

Logo após a frustrada tentativa de depósito na Binance, o saldo fica “preso” por meio do bloqueio do limite do Pix. Ao tentar enviar fundos para sua conta na Binance você tem o limite do Pix reduzido para R$0, inclusive para outras contas de sua titularidade.

O único jeito de contornar a situação é solicitando alterações no limite e aguardando 24 horas. Conforme o youtuber Fabio Crypto mostrou em seu canal, o suporte do Banco Inter afirmou que, por questões de sigilo bancário, não teria acesso aos motivos do bloqueio da transação.

Vale lembrar que o Banco Inter já começou a oferecer compra de bitcoin via fundos, o que levanta questionamentos sobre uma possível prática de concorrência desleal.

A Binance não se pronunciou sobre o caso.

Veja também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br