Cent, um dos primeiros marketplaces a permitir que as pessoas vendam tweets como NFTs, suspendeu quase todas as suas atividades devido a problemas relacionados ao plágio.

De acordo com seu CEO e cofundador Cameron Hejazi, as pessoas continuam vendendo NFTs de outros NFTs ou usando conteúdo que não é de sua propriedade originalmente para cunhar esses tokens. A venda de NFTs de tweets ainda está ativa.

Cent tem problemas com plágio

A empresa, famosa por sediar a venda do primeiro tweet do fundador do Twitter, Jack Dorsey, por US$ 2,9 milhões, reconhece que a indústria de NFT enfrenta problemas.

O fundador da Cent disse à Reuters:

“Há um espectro de atividade que está acontecendo que basicamente não deveria estar acontecendo – tipo, legalmente.”

Ele explicou ainda que a empresa foi forçada a adotar uma abordagem em toda a plataforma porque cada vez que bania uma conta envolvida nessas atividades, mais duas ou três apareciam. Hejazi comparou isso a jogar um “jogo das toupeiras”.

Um problema de toda a indústria

No entanto, esse problema não é exclusivo do Cent, que possui apenas 150 mil usuários. Hejazi afirmou que este é um problema de toda a indústria e declarações do OpenSea, um dos maiores mercados de NFT em volume de vendas, parecem confirmar isso.

No mês passado, o OpenSea, um mercado com mais de US$ 20 bilhões em volume de vendas, afirmou que estava adicionando um limite de 50 NFT em sua ferramenta gratuita de cunhagem de NFT. Enquanto eles reverteram essa decisão, a empresa afirmou que viu o uso indevido dessa ferramenta, explicando que:

“Mais de 80% dos itens criados com essa ferramenta eram trabalhos plagiados, coleções falsas e spam.”

O boom desse mercado, que elevou os preços de algumas coleções, também deu origem a esse mercado de falsificação que busca o lucro fácil.

OpenSea e outras plataformas estão criando ferramentas para detectar se o conteúdo associado a um NFT é realmente autoral. Hejazi também afirmou que sua empresa pode buscar implementar soluções centralizadas para abrir o mercado como medida de curto prazo.

Veja também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br