Nesta segunda-feira (28), após outra rejeição em cerca de US$ 40.000, o bitcoin caiu cerca de -1,94% nas últimas 24 horas, segundo o Coingolive. A maioria das altcoins também está no vermelho hoje.

Confira no Resumo de Mercado de hoje (28) o que é o sistema SWIFT e como a expulsão de alguns bancos da Rússia desse sistema de pagamentos internacionais afeta o mercado tradicional e também o de criptomoedas.

Ranking de Criptomoedas - Fonte: Coingolive.com 

Confira no Resumo de Mercado de hoje (28) o que é o sistema SWIFT e como a expulsão de alguns bancos da Rússia desse sistema de pagamentos internacionais afeta o mercado tradicional e também o de criptomoedas.
Ranking de Criptomoedas – Fonte: Coingolive.com 

O governo de Kiev vem pedindo sanções com Bitcoin 

A semana passada foi nada menos que uma montanha-russa para todos os mercados financeiros. O Bitcoin, representando um mercado livre conhecido por sua volatilidade, estava entre os líderes em termos de flutuações de preços aprimoradas.

Além disso, novamente os governos apelam para o controle de capitais, durante o momento de tensão política. 

As autoridades de Kiev emitiram um apelo nas redes sociais para obter informações sobre carteiras de criptomoedas controladas por políticos na Rússia e na Bielorrússia.

No sábado, o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, anunciou no Twitter que a comunidade de criptomoedas do país recompensará aqueles que fornecerem detalhes que levem à sua identificação.

As recompensas serão financiadas por doações privadas, de acordo com Artem Afian, advogado que gerencia o esforço. Citado pela Bloomberg, ele disse que a campanha já recebeu dicas combinando figuras políticas com endereços de criptomoedas.

Outro relatório revelou que várias plataformas de negociação impuseram restrições para usuários baseados na Federação Russa. O governo de Kiev vem pedindo sanções mais fortes contra Moscou diante do avanço das forças russas.

O CEO da Kraken, uma das corretoras de criptomoedas mais populares dos EUA, foi ao Twitter para emitir sua resposta.

O CEO da Kraken,  Jesse Powell
O CEO da Kraken, Jesse Powell

Jesse Powell disse que entende “a lógica deste pedido, mas, apesar do meu profundo respeito pelo povo ucraniano, a Kraken não pode congelar as contas dos nossos clientes russos sem uma exigência legal para isso. Os russos devem estar cientes de que tal exigência pode ser iminente”.

Explicou que tal exigência poderia ser instituída pelo próprio governo e deu um exemplo do que aconteceu no Canadá.

Leia Mais: Especialista mostra que FUD de invasão militar pode ser indicador de fundo

No entanto, Powell também abordou o fato de que muitos dos detentores de criptomoedas em sua exchange provavelmente são anti-guerra.

“Bitcoin é a personificação dos valores libertários, que favorecem fortemente o individualismo e os direitos humanos. No Canadá, a criptomoeda era o único trilho financeiro que restava para aqueles que se opunham ao regime.”

Mercados 

O rublo, moeda da Rússia, desvalorizou-se em 28% na manhã desta segunda-feira, depois que os Estados Unidos e os principais países europeus decidiram excluir grandes bancos russos do sistema global de pagamentos Swift.

Rublo russo cai -14,53% em relação ao dólar desde dezembro/2021 - Fonte: Investing
Rublo russo cai -14,53% em relação ao dólar desde dezembro/2021 – Fonte: Investing.

 

Na quinta-feira do dia 24 de fevereiro, quando a Rússia deu início a uma invasão ao território da Ucrânia, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que líderes mundiais teriam “as mãos sujas de sangue” se não banissem a Rússia da rede de pagamentos Swift, fundamental para transações de valores ao redor do mundo.

Sábado (26), a União Europeia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos anunciaram que o bloqueio aconteceria de fato. “A medida vai garantir que esses bancos sejam desconectados do sistema financeiro internacional e prejudicar sua capacidade de operar em nível global”, diz o texto do comunicado conjunto, que afirmava ainda que a implementação ocorreria “nos próximos dias”.

O que é o Swift?

Swift é uma artéria do sistema financeiro global que permite a transferência rápida e fácil de dinheiro através de fronteiras. A Sociedade para Telecomunicação Financeira Mundial entre Bancos, na sigla em inglês, foi criada em 1973 e é gerenciada pelo Banco Nacional da Bélgica. 

O Swift conecta 11 mil bancos e instituições em mais de 200 países. Não é, porém, um banco tradicional. É uma espécie de sistema de mensagens instantâneas que informa aos usuários quando os pagamentos foram enviados e quando eles chegaram ao destino.

Acredita-se que mais de 1% dessas mensagens envolvam pagamentos russos. Por isso, expulsar bancos russos do sistema, usado por milhares de bancos, atingiria a rede bancária do país e seu acesso a recursos financeiros. 

Alguns governos temem que isso também prejudique suas próprias economias e empresas, conforme a compra e venda de petróleo e gás da Rússia fosse atingida, por exemplo. Além disso, os pagamentos feitos no comércio de suas valiosas commodities de energia e agrícolas seriam seriamente afetados.

A Rússia já sofreu a ameaça de ser retirada do Swift antes — em 2014, quando anexou a Crimeia, até então território ucraniano. O país disse na época que a medida seria o equivalente a uma declaração de guerra.

Leia Mais: Temendo de ser podada no sistema SWIFT, Rússia cogita alternativas em blockchain

Altcoins 

Nesta manhã, a criptomoeda que propõe uma alternativa ao sistema SWIFT, caiu -3,03% nesta manhã. Assim como a maioria das altcoins, o XRP segue o movimento do Bitcoin. 

CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, na conferência virtual da “DC Fintech Week”
CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, na conferência virtual da “DC Fintech Week”

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, está se opondo à líder de mercado Swift, pois acredita que o valor das criptomoedas dependem da sua utilidade no mundo real. O CEO da Ripple Labs, Brad Garlinghouse, em entrevista para a Bloomberg em 2018 disse:

“A tecnologia que os bancos usam hoje desenvolvida há décadas pela SWIFT não se desenvolveu com o mercado…  A Swift disse não muito tempo atrás que não via o uso de blockchain como uma solução para comunicação bancária. Nós temos mais de 100 dos seus clientes e eles não concordam”.

Apesar das investigações da SEC contra a Ripple, a equipe da XRP diz estar tentando ajudar os bancos desde 2012, para ajudar instituições financeiras regulamentadas a facilitar transações internacionais.

O resultado das principais altcoins nas últimas 24 horas é o seguinte: Ethereum (-4,82%), Binance Coin (-2,21%), Ripple (-3,03%), Solana (+0,76%), Cardano (-2,20%), Terra (-4,46%), Avalanche (-7,07%), Polkadot (-8,03%),  Dogecoin (-2,55%) e Shiba Inu (-3,67%).

De acordo com o CoinGoLive, a capitalização de mercado de todos os ativos cripto chegou a cerca de US$ 1,81 trilhões nesta segunda-feira.

Acompanhe as notícias do mercado cripto no grupo do Telegram do Cointimes (acesse) e tenha um ótimo dia de negociações.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.