Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, e Gary Wang, cofundador da FTX, declararam-se culpados das acusações criminais, disse um procurador de Nova York em declaração. Ambos, assim como SBF, também enfrentam acusações civis da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Damian Williams, o procurador em questão, acrescentou que tanto Ellison quanto Wang estão cooperando com os promotores, e que ele antecipa a apresentação de mais acusações contra outros indivíduos. Mas ele também pediu que os outros envolvidos na falência da empresa cripto se apresentem antes que as acusações possam ser apresentadas, advertindo que “nossa paciência não é eterna.”
“Continuamos a trabalhar sem parar e estamos longe do fim,” acrescentou Williams. De acordo com ele, Sam Bankman-Fried agora está sob custódia do FBI.
A SEC e a Commodity Futures Trading Commission também apresentaram acusações civis contra Ellison e Wang , alegando que eles defraudaram os investidores. Os dois também estão cooperando com essas investigações, com ambas as agências observaram que Ellison e Wang chegaram a um acordo.
Se o acordo for aprovado por um juiz, ambos abrirão mão do dinheiro que fizeram com a FTX e com a Alameda e serão banidos da possibilidade de “emissão, compra, oferta ou venda de quaisquer títulos,” exceto por suas próprias contas pessoais de investimento.
“Como parte de suas mentiras, alegamos que Caroline Ellison e Sam Bankman-Fried planejaram manipular o preço do FTT, um token cripto que era integral à FTX, com intuito sustentar o valor da empresa,” disse o presidente da SEC, Gary Gensler, em uma declaração anunciando a ação de execução e o acordo.
“Alegamos ainda que a Sra. Ellison e o Sr. Wang desempenharam um papel ativo em um esquema para usar indevidamente os ativos dos clientes da FTX para sustentar a Alameda e para depositar garantias para negociação de margem.”
Gensler acrescentou que Bankman-Fried, Ellison e Wang “deixaram os investidores segurando a bomba” após o colapso do FTT.
“Até que as plataformas cripto cumpram com as leis de títulos testadas pelo tempo, os riscos para os investidores persistirão. Continua sendo uma prioridade da SEC usar todas as nossas ferramentas disponíveis para colocar o setor em conformidade,” continuou Gensler.
A FTX permanece no processo de falência, os clientes provavelmente vão esperar meses ou anos antes de ver qualquer retorno parcial ou total de seus fundos.
Leia também: