A Binance recebeu uma ordem da Autoridade Financeira do Reino Unido (FCA) para parar qualquer realização de atividade regulamentada. A corretora se defendeu e gerou certa confusão nas redes sociais. 

Binance foi banida no Reino Unido? 

Em nota oficial, a Binance afirmou que o aviso está relacionado à Binance Markets Limited (BML), uma entidade legal separada que não oferece nenhum produto ou serviço via o site Binance.com. O que significa que a exchange continua operando no país.

“O Binance Group adquiriu a BML em maio de 2020 e ainda não lançou seus negócios no Reino Unido ou usou suas permissões regulatórias FCA.”, explicou a corretora.

Embora alguns clientes tenham relatado problemas para sacar no país, a nota esclarece que o fato não possui relação com o banimento da Binance Markets Limited. Os depósitos rápidos também foram suspensos, mas ainda resta a opção via cartão, que cobra uma taxa de 1,8%.

“O aviso da FCA do Reino Unido não tem impacto direto sobre os serviços prestados no Binance.com. Nosso relacionamento com nossos usuários não mudou.”, conclui nota oficial enviada pela assessoria de imprensa da Binance ao Cointimes.

Binance com problemas, insegurança jurídica pode afetar o BNB?

A corretora sofre com problemas regulatórios em outros países. No Japão, a Agência de Serviços Financeiros emitiu uma nota afirmando que a Binance estava operando sem a permissão necessária. 

Na Alemanha, o órgão regulador disse que a corretora pode ter descumprido as regras financeiras ao lançar ações tokenizadas. Na última sexta-feira, a Binance pediu que todos os moradores da província de Ontario no Canadá fechassem suas contas. 

Como destacamos no post “O que é BNB”, a criptomoeda da Binance está intimamente conectada ao desempenho da corretora, visto que parte do lucro é usado para a recompra das moedas – elevando o preço.

 A insegurança jurídica poderia afetar os detentores de BNB, como mostra um relatório da eToro sobre o ativo. Contudo, até o momento, o preço da Binance Coin continua em alta mesmo com as notícias negativas, de acordo com dados do Coingolive:

Brasileiros devem se preocupar?

Mesmo que os problemas não tenham acontecido no Brasil, é normal que os investidores brasileiros se preocupem com o estado da empresa que utilizam para negociar seus ativos.

Especificamente essa ordem da Autoridade Financeira do Reino Unido, no entanto, não afeta diretamente a Binance.com e não deve causar transtornos para os usuários brasileiros.

Porém, vale lembrar da denúncia aberta no Ministério Público pela Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) em março. Segundo a ABCripto, a corretora continua desrespeitando uma stop order da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre os contratos de derivativos a clientes brasileiros.

Ainda não há novas notícias sobre o andamento deste processo.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br